segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Filmes para conhecer criticamente a História - Parte 3

Filmes sobre o Brasil Império.
 
 
1 - INDEPENDÊNCIA OU MORTE  (1972)
 
Tendo como ponto de partida o dia da abdicação de D. Pedro I (Tarcísio Meira), é traçado um perfil do monarca desde quando ainda menino veio da Europa, enquanto sua família fugia das tropas napoleônicas, até sua ascensão à Príncipe Regente, quando D. João VI (Manoel da Nóbrega) retorna para Portugal. Em pouco tempo a situação política torna-se insustentável e o regente proclama a independência, mas seu envolvimento extraconjugal com a futura Marquesa de Santos (Glória Menezes) provoca oposição em diversos setores, gerando um inevitável desgaste político.
 
 
 
 
 
2 - ANAHY DE LAS MISSIONES (1997)
 
Anahy de Las Missiones é a saga de uma mulher e seus filhos lutando pela sobrevivência durante a Revolução Farroupilha. Juntos, arrastando um velho carroção, enfrentam a guerra, a morte e o medo. Mãe-Coragem, Anahy só tem um objetivo: manter sua família unida a qualquer custo. Para sobreviver, perambulando pelo Rio Grande recolhendo os pertences dos combatentes mortos e negociando-os com os soldados de ambas as facções. Evitando comprometer-se com qualquer um dos lados, acredita que assim a tragédia da guerra não irá envolvê-la. Inevitavelmente, porém o conflito se infiltrará em suas vidas e Anahy vai, sem saber, ao encontro de um obstáculo além de sua determinação.
 
 
 
3- MAUÁ, O IMPERADOR E O REI (1999)
 
 
O filme mostra a infância, o enriquecimento e a falência de Irineu Evangelista de Souza (1813-1889), o empreendedor gaúcho mais conhecido como barão de Mauá, considerado o primeiro grande empresário brasileiro, responsável por uma série de iniciativas modernizadoras para economia nacional, ao longo do século XlX. Mauá, um vanguardista em sua época, arrojado em sua luta pela industrialização do Brasil, tanto era recebido com tapete vermelho, como chutado pela porta dos fundos por D. Pedro II.
 

 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário