quinta-feira, 8 de outubro de 2015

6º Ano - Roma, a cidade eterna




Ruínas do Fórum romano, em Roma, Itália. (Imagem retirada da internet)

Roma é hoje a capital da Itália. A cidade é considerada um "museu a céu aberto" por causa das grandes construções do mundo antigo que ainda existem por lá. Caminhando pelas ruas de Roma é possível encontrar construções de dois mil anos ou mais, como o famoso coliseu.


Ruínas do Coliseu, em Roma, Itália. (Imagem retirada da internet) 

Quando a cidade foi construída, não passava de um pequeno povoado de pastores e agricultores situado às margens do rio Tibre. Com o passar do tempo, foi aumentando seu território até controlar grande parte da Europa e partes da África e Ásia. Nas cidades erguidas pelos romanos se erguiam anfiteatros, fóruns e mercados construídos segundo os padrões romanos da época.


A cidade de Roma, na Antiguidade (imagem retirada da internet).

Neste 4º Bimestre, faremos uma viagem através da Roma Antiga. Uma civilização, que assim como a civilização grega, nos deixou uma importante herança cultura, como por exemplo, a língua que falamos e utilizamos para ler esse texto. O português, assim como o francês, o espanhol, o italiano e o romeno são originários do latim - a língua dos antigos romanos. A sociedade romana também nos deixou conhecimentos no campo da política, do direito, arquitetura e religião. Portanto, conhecer a história da Roma Antiga também é conhecer nossa história.

Espero que gostem!
Sejam bem vindos ao 4º Bimestre!!

6º Ano - A fundação de Roma




Loba Capitolina amamentando os gêmeos Rômulo e Remo


Existem duas teorias sobre a origem da cidade de Roma: 


  • origem histórica
  • origem mítica
Segundo a origem histórica, isto é, a partir das pesquisas dos historiadores, a cidade de Roma se originou de uma fortaleza fundada pelos latinos para defendê-la dos ataques dos etruscos.

Já segundo a origem mítica, isto é, a partir das lendas e histórias contadas pelos antigos romanos, Roma teria sido fundada pelos irmãos gêmeos Remo e Rômulo que, abandonados, foram alimentados e criados por uma loba. 

Quer saber mais sobre essa conhecida história mítica?
Clique aqui.