quinta-feira, 17 de setembro de 2015

6º Ano - Os jogos Olímpicos na Grécia Antiga








A Grécia deixou para o mundo ocidental um dos mais expressivos legados culturais. Um deles foi os Jogos Olímpicos, realizados atualmente de quatro em quatro anos, e que reúne atletas de diversos países e modalidades esportivas.


Os Jogos Olímpicos antigos faziam parte de um conjunto de eventos esportivos e religiosos que aconteciam na Grécia e eram assistidos por um público vindo de todas as cidades-estados que formavam o mundo grego. Os jogos ocorriam de quatro em quatro anos. Na época da realização do evento esportivo ocorria uma trégua nas guerras e conflitos. A conhecida “paz olímpica” servia para garantir segurança para os atletas que tinham que se deslocar de suas cidades-estado até Olímpia.




Os gregos antigos davam muita importância ao corpo e as práticas esportivas surgiram como uma forma dos jovens e soldados desenvolverem suas capacidades físicas. Para os gregos a posse de um belo corpo físico fazia parte da busca pela perfeição, que se completava com as qualidades intelectuais.

Os jogos eram realizados em homenagem a Zeus, o maior dos deuses gregos, e ocorriam no santuário de Olímpia. As provas se dividiam em competições de força e agilidade. Como prêmio o vencedor recebia uma coroa de folha de oliveira. Mais importante do que o prêmio material, a vitória concedia ao atleta alta honra não só para si como também para sua família e sua cidade. 



A presença das mulheres era vedada durante os jogos, tanto na plateia como nas provas. Mas elas também tinham seu evento esportivo, os Heraia ou Jogos Heranos, em homenagem à deusa Hera, esposa de Zeus. Os jogos consistiam em provas de corrida a pé e terminavam com sacrifícios, procissão e festas.

Deusa Hera

Você pode saber mais sobre as Olímpiadas na Grécia Antiga navegando no site Os jogos olímpicos na Grécia Antiga:

8º Ano - A independência da América Espanhola