quinta-feira, 12 de setembro de 2013

9º Ano - Webquest de História

A proposta de atividade de História via Webquest tem duas opções de temas: O Estado Novo e a Segunda Guerra Mundial.
 
 
Escolha o tema que mais lhe interessa e realize a atividade.
Para acessar, basta clicar no link correspondente
 
 
ESTADO NOVO
 
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
 


domingo, 8 de setembro de 2013

Documentário "Pro dia nascer feliz"

O documentário "Pro dia nascer feliz" (2007), dirigido  por João Jardim,  aborda o sistema educacional brasileiro, descrevendo realidades escolares de diferentes contextos sociais, econômicos e culturais. O documentário é construído a partir de diversos olhares sobre as realidades que constituem a estrutura educacional, seja do ponto de vista da instituição, do aluno, do professor e da família. Propõe, ainda, demonstrar o abismo existente entre as escolas públicas e privadas e a relação do adolescente com a escola focando a desigualdade social e a banalização da violência.
 
O documentário deixa transparecer a personalidade dos jovens da atualidade, retratando sonhos e expectativas de educandos de 13 a 17 anos, estudantes ricos e pobres elucidando um painel sociocultural da educação no Brasil. Dando fundamentação a essa abordagem, estão os depoimentos de pais, alunos e professores.
 

Este vídeo vai muito além do entretenimento. Ele é inovador, visto que nos apresenta "realidades" pouco difundidas nos meios de comunicação de massa.
 
Desta maneira, levando em consideração a proporção continental de nosso país, é pertinente perguntar-nos: em que "Brasil" nós vivemos? É possível ascender socialmente através da educação se os reais indicadores educacionais são camuflados? Afinal de contas, quem são os grandes beneficiados com o sucateamento do sistema educacional? Se existe verba para investimento neste setor, pra onde ela vai? Ou seria melhor perguntar: ela vai para o bolso de quem? Pena que essas e outras perguntas tão pertinentes nunca são respondidas.
 
Com vocês, Pro dia nascer feliz.
(clique na imagem para assistir o filme)