segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Filmes para conhecer criticamente a História - Parte I

Conversando com a colega Sabrina, do 8º ano, surgiu a ideia de postarmos no nosso blog algumas dicas de filmes que tenham como tema ou enredo acontecimentos ou personagens da História, tanto do Brasil como mundial.
 
A sugestão é que vocês aproveitem as férias para assisti-los e de quebra, aprender um pouco mais sobre a História.
 
É importante lembrar que as indicações feitas aqui são de obras cinematográficas, portanto, devemos levar em consideração que os fatos ou personagens apresentados não são descrições fiéis da realidade, pois estas obras expressam a visão particular do roteirista e do diretor, que se baseiam em fatos históricos. Para isso, selecionaram e interpretaram as informações que desejaram. O mesmo se dá na escolha e edição das cenas. Os sons e as imagens têm exatamente essa finalidade — criar a sensação de que estamos assistindo algo verdadeiro.

A primeira lista apresentada aqui é de filmes que tem como temática a História do Brasil no período do descobrimento e o período colonial que corresponde ao século XVI.
 
Aproveitem as dicas, preparem a pipoca e divirtam-se!
 
 
 
1 - DESMUNDO (2002)

O filme é ambientado em 1570, época em que os portugueses enviavam órfãs ao Brasil para que casassem com os colonizadores. A tentativa era minimizar o nascimento dos filhos com as índias e que os portugueses tivessem casamentos brancos e cristãos. Essas órfãs viviam em conventos e muitas delas desejavam ser religiosas. Oribela, uma dessas jovens, é obrigada a casar com Francisco de Albuquerque.
 




2 - ANCHIETA, JOSÉ DO BRASIL (1977)

Biografia do padre jesuíta José de Anchieta.





3 - COMO ERA GOSTOSO O MEU FRANCÊS (1971)


No Brasil quinhentista, os franceses haviam invadido parte da costa do Rio de Janeiro. Em uma ilha, um pequeno grupo deles se rebela, e os integrantes são condenados à morte. Um dos franceses se atira ao mar e é tido como morto. Ele vai dar no continente e é novamente capturado pelos índios tupiniquins e pelos portugueses, que estavam munidos de canhões para combater os inimigos. Eles são atacados pelos índios tupinambás, amigo dos franceses, e os portugueses são mortos. Os nativos confundem o francês com os portugueses e o levam prisioneiro até a tribo, juntamente com os canhões. Tapiruçu, o irmão do cacique, fora morto e os tupinambás querem vingança. A tribo canibal decide matar o francês e comê-lo depois de oito luas. Eles lhe arranjam uma esposa e ele viverá com os índios durante este período. O francês ensina o manuseio do canhão aos tupinambás e aprende a usar o arco e a flecha. O filme se baseia nos relatos dos viajantes Jean de Lery (francês) e Hans Staden (alemão) que registraram a antropofagia e o embate cultural entre "a floresta e a civilização".
 
 
 
 
 
4 - CARAMURU, A INVENÇÃO DO BRASIL (2001)
 
O filme Caramuru – A invenção do Brasil, do diretor Guel Arraes, como o próprio título já demonstra, ele aborda de forma bem humorada, lúdica e sensual a chegada dos primeiros portugueses à terra que iria ser chamada de Brasil.
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário