sábado, 21 de dezembro de 2013

Filmes para conhecer criticamente a História - Parte 5

A partir de hoje, as dicas de filmes serão aqueles que tratam de temas ou personagens da História Mundial.
Divirtam-se!

HISTÓRIA ANTIGA

2 -  ATILA, O HUNO





3 - GLADIADOR (2000)

O grande general romano Maximus, mais uma vez, conduziu as legiões à vitória no campo de batalha. Com a guerra ganha, Maximus sonha apenas em voltar ao lar para sua mulher e seu filho. Porém, o Imperador Marcus Aurelius, à beira da morte, tem mais uma missão para o general - passar-lhe o manto do poder. Com inveja de Maximus estar sendo favorecido pelo Imperador, o herdeiro do trono, Commodus, ordena sua execução - e a de sua família. Depois de escapar da morte, Maximus só consegue sobreviver tornando-se escravo e passa a treinar para ser gladiador na arena, onde sua fama cresce. Agora, de volta a Roma, sua intenção é vingar o assassinato de sua mulher e filho matando o novo Imperador Commodus. Maximus aprendeu que o único poder mais forte que o do Imperador é o desejo do povo, e ele sabe que só pode realizar sua vingança tornando-se o maior herói de todo Império

4- CLEÓPATRA (1963)

O filme narra a ascensão e o declínio de Cleópatra, rainha do Egito, sua luta para defender o império das ambições políticas e territoriais de Roma, e seu relacionamento com Júlio Cesar e Marco Antonio.


5 - SPARTACUS (1960)

Spartacus, nascido e criado escravo, é vendido para um treinador de gladiadores para disputar duelos mortais. Rebelde, consegue formar um grupo e libertar-se, tornando-se líder dos escravos e trazendo problemas a Roma.


6 - BEN-HUR (1959)

Em Jerusalém no início do século I vive Judah Ben-Hur (Charlton Heston), um rico mercador judeu. Mas, com o retorno de Messala (Stephen Boyd), um amigo da juventude que agora é o chefe das legiões romanas na cidade, um desentendimento devido a visões políticas divergentes faz com que Messala condene Ben-Hur a viver como escravo em uma galera romana, mesmo sabendo da inocência do ex-amigo. Mas o destino vai dar a Ben-Hur uma oportunidade de vingança que ninguém poderia imaginar.


IDADE MÉDIA


1 - O NOME DA ROSA


O enredo de O Nome da Rosa gira em torno das investigações de uma série de crimes misteriosos, cometidos dentro de uma abadia medieval. Com ares de Sherlock Holmes, o investigador, o frade franciscano Guilherme de Baskerville, assessorado pelo noviço Adso de Melk, vai a fundo em suas investigações, apesar da resistência de alguns dos religiosos do local, até que desvenda que as causas do crime estavam ligadas a manutenção de uma biblioteca que mantém em segredo obras apócrifas, obras que não seriam aceitas em consenso pela igreja cristã da Idade Média.





2 - JOANA D'ARC
O filme retrata a figura de Joana D'Arc, jovem de origem camponesa, que conseguiu exaltar o nacionalismo francês, na luta contra os ingleses durante a Guerra dos 100 Anos (1337-1453).





3 - O SÉTIMO SELO (1957)

Antonius Block retorna das cruzadas e encontra sua vila destruída pela peste negra. Depois disso passa a refletir sobre o sentido da vida, mas a Morte (Bengt Ekerot) aparece para levá-lo. Porém, Block se recusa a morrer sem ter entendido o sentido da vida e propõe um jogo de Xadrez, onde se ele ganhar continua a viver. Apesar de perder o jogo, a Morte continua a perseguí-lo enquanto viaja pela Suécia medieval.




IDADE MODERNA


1 - 1492. A CONQUISTA DO PARAÍSOostra vinte anos da vida de Cristóvão Colombo, desde quando se convenceu de que o mundera redondo, passando pelo empenho em conseguir apoio financeiro da Coroa Espanhola para sua expedição, o descobrimento da América, o comportamento que os europeus tiveram com os habitantes do Novo Mundo e a luta de Colombo para colonizar um continente que ele descobriu por acaso, além de sua velhice.

Clique na imagem para assistir ao filme




2 - LUTERO


O filme Lutero retrata a trajetória de Martim Lutero, o grande inspirador da reforma protestante que ocorreu no Século XVI. Lutero sempre alimentou o desejo de ser padre e se tornou doutor em teologia, mas a sua profunda religiosidade tomou caminhos revolucionários que confrontaram diretamente a Igreja Romana, então o poder absoluto daquela época.






3 - GIORDANO BRUNO

O filme mostra um dos episódios mais polêmicos da história: o processo e a execução do astrônomo, matemático e filósofo italiano Giordano Bruno (1548-1600), queimado na fogueira pela Inquisição por causa de suas teorias contrárias aos dogmas da Igreja Católica.





IDADE CONTEMPORÂNEA


1 - O ENCOURAÇADO POTEMKIN

O Filme retrata a Revolução de 1905 na Rússia Czarista. Em 1905, na Rússia czarista, marinheiros do navio Potemkin estão insatisfeitos com as condições de trabalho. Quando um grupo é condenado à morte após se recusar a comer carne podre, começa uma revolta contra o governo. Filme mudo baseado em fatos reais, “O Encouraçado Potemkin” é a obra mais célebre do russo Sergei Eisenstein (1898-1948) e tem uma das mais famosas cenas da história do cinema, a do massacre da população da cidade de Odessa numa escadaria.

 
https://www.youtube.com/watch?v=3i9FkLOac9s
Clique na imagem para assistir o filme


2 - PEARL HARBOR

O filme relata a história de dois amigos, Rafe e Danny, que acabam envolvidos com a Segunda Guerra Mundial. Rafe alista-se na força americana para lutar na Segunda Guerra, na Inglaterra. Enquanto isso, Danny vira piloto da Força Aérea Americana, mas fica no país. Todos pensam que Rafe morreu em uma batalha que ocorreu contra a Alemanha e isso gera diversos equívocos. Todos os eventos servem como pano de fundo para falar sobre o ataque do Japão contra a base de Pearl Harbor.







3 - HOTEL RUANDA (2004)

Em 1994 um conflito político em Ruanda levou à morte de quase um milhão de pessoas em apenas cem dias. Sem apoio dos demais países, os ruandenses tiveram que buscar saídas em seu próprio cotidiano para sobreviver. Uma delas foi oferecida por Paul Rusesabagina (Don Cheadle), que era gerente do hotel Milles Collines, localizado na capital do país. Contando apenas com sua coragem, Paul abrigou no hotel mais de 1200 pessoas durante o conflito.






4 -  EM NOME DO PAI

Em 1974, um atentado a bomba produzido pelo IRA (Exército Republicano Irlandês) mata cinco pessoas num pub de Guilford, arredores de Londres. O filme conta a história real do jovem rebelde irlandês Gerry Conlon, que junto de três amigos, é injustamente preso e condenado pelo crime. Giuseppe Conlon, pai de Gerry, tenta ajudá-lo e também é condenado, mas pede ajuda à advogada Gareth Peirce, que investiga as irregularidades do caso.


5 - AMÉM (2002)
Kurt Gerstein (Ulrich Tukur) é um oficial do Terceiro Reich que trabalhou na elaboração do Zyklon B, gás mortífero originalmente desenvolvido para a matança de animais mas usado para exterminar milhares de judeus durante a 2ª Guerra Mundial. Gerstein se revolta com o que testemunha e tenta informar os aliados sobre as atrocidades nos campos de concentração. Católico, busca chamar a atenção do Vaticano, mas suas denúncias são ignoradas pelo alto clero. Apenas um jovem jesuíta lhe dá ouvidos e o ajuda a organizar uma campanha para que o Papa (Marcel Iures) quebre o silêncio e se manifeste contra as violências ocorridas em nome de uma suposta supremacia racial.


6 - O ÚLTIMO REI DA ESCÓCIA (2006)

O filme mostra os acontecimentos reais na Uganda durante os anos 70, quando o ditador Idi Amin (Forest Whitaker, ganhador do Globo de Ouro e indicado ao Oscar por este papel) exercia seu poder. A história é narrada por meio do ponto de vista de seu médico pessoal.


7 - A QUEDA - AS ÚLTIMAS HORAS DE HITLER (204)
Traudl Junge (Alexandra Maria Lara) trabalhava como secretária de Adolf Hitler (Bruno Ganz) durante a 2ª Guerra Mundial. Ela narra os últimos dias do líder alemão, que estava confinado em um quarto de segurança máxima.




8 - SUNSHINE - O DESPERTAR DE UM SÉCULO
O filme conta a história de três gerações dos Sonnenscheins, uma família húngaro-judia que tem início na Hungria, na época em que esta era governada pelo Império Austro-Húngaro, trocou de nome para Sors quando o país foi invadido pelos nazistas, durante a 2ª Guerra Mundial, e ainda encarou o legado comunista da Hungria pós-guerra.





9 - PERSÉPOLIS

Marjane Satrapi (Gabrielle Lopes) é uma garota iraniana de 8 anos, que sonha em se tornar uma profetisa para poder salvar o mundo. Querida pelos pais e adorada pela avó, Marjane acompanha os acontecimentos que levam à queda do xá em seu país, juntamente com seu regime brutal. Tem início a nova República Islâmica, que controla como as pessoas devem se vestir e agir. Isto faz com que Marjane seja obrigada a usar véu, o que a incentiva a se tornar uma revolucionária.


http://www.youtube.com/watch?v=OuGwQVyi5-E
Clique na imagem para ver o filme

10 - O DIÁRIO DE ANNE FRANK

História real de Anne Frank, uma garota judia de 13 anos que ficou escondida com a família durante a ocupação nazista da Holanda. A partir de seu diário, acompanhamos a coragem de uma família e de um povo diante da barbárie do Holocausto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário