quarta-feira, 11 de março de 2020

8º Ano - Absolutismo, Mercantilismo e Iluminismo



Olá, queridos alunos do 8º Ano!

Como vocês devem estar acompanhando, estamos vivendo momentos de preocupação devido ao Coronavírus, um vírus que causa infecção respiratórias e que tem se espalhado pelo mundo todo e, infelizmente, chegou ao Brasil.

O governo tem feito vários esforços para evitar a propagação da doença em nosso país. Uma das medidas é a suspensão das aulas a fim de evitar uma grande epidemia. Dessa maneira, estaremos alguns dias em casa tomando todas as precauções e seguindo as orientações dos órgãos de saúde. 

É importante destacar que não estamos de férias e vocês podem usar esse tempo que ficarão em casa para estudarem os conteúdos das últimas aulas, fazerem exercícios e tirarem todas as dúvidas que vocês ainda tenham. Não é uma boa sugestão? Assim, quando voltarmos vocês não ficarão perdidos e poderão aproveitar melhor as aulas.  

Para ajudar vocês, estou postando aqui 3 vídeos com os assuntos que trabalhamos nas últimas aulas + uma lista de exercícios. Assistam os vídeos, consultem os cadernos e façam as atividades. 

Os vídeos foram produzidos pela MultiRio e falam sobre o Absolutismo, Mercantilismo e Iluminismo, temas das nossas últimas aulas, lembram? Os exercícios são sobre os mesmos temas. Respondam no caderno e tragam as dúvidas para discutirmos quando voltarmos às aulas, ok?



ABSOLUTISMO


MERCANTILISMO



ILUMINISMO



ATIVIDADES



QUESTÃO 1- Leia o texto abaixo e responda a questão proposta.

O Rei Luís XIV, famoso monarca absolutista da França, nasceu no ano de 1638, na cidade de Saint Germain-en-Laye, e em 1643, com cinco anos de idade, já tinha subido ao trono, devido a morte do Rei Luís III, o pai dele. Durante a infância do Rei Luís XIV a França foi governada pela mãe dele, Ana d’Áustria, infanta da Espanha, e pelo primeiro-ministro, o Cardeal Giulio Mazarino. Apesar de ser considerado Rei desde os cinco anos Luís XIV só assumiu o trono e começou a governar com 22 anos, em 1661, depois da morte do Cardeal Mazarino. Nessa época, Luís XIV já estava casado há um ano com Maria Teresa, filha do Rei Felipe IV, da Espanha. Luís XIV, também conhecido como ‘Rei Sol’, porque escolheu um emblema com essa figura para representá-lo, ficou famoso pela sua postura extremamente absolutista. Ele governava sem nenhuma limitação imposta pela constituição ou pela legislação. É dele a famosa frase “O Estado sou eu”, que define bem como era o governo na época.

Com base no texto, defina com as suas palavras o que é uma monarquia absolutista.


QUESTÃO 2 - O grande teórico do absolutismo monárquico, o bispo Jacques Bossuet, afirmou: “Todo poder vem de Deus. Os governantes, pois, agem, como ministros de Deus e seus representantes na terra. Resulta de tudo isso que a pessoa do rei é sagrada e que atacá-lo é sacrilégio. O poder real é absoluto. O príncipe não precisa dar contas de seus atos a ninguém”.

Identifique, a partir do texto, duas características do Absolutismo monárquico.


QUESTÃO 3–  No período histórico que se estende entre os séculos XVI e XVIII, com o fim do feudalismo e a consolidação dos Estados Nacionais, a doutrina econômica dominante foi o mercantilismo, que possuía como uma de suas características o metalismo.

a) O que era o metalismo?

b) Cite e explique duas outras características da doutrina mercantilista.


QUESTÃO 4 – Leia o texto e responda às questões.

O século XVIII é conhecido como o “século das luzes”. A principal novidade desse século é o uso da razão para conhecer e explicar o mundo. Vários pensadores trouxeram contribuições para demonstrar que o uso da razão resultaria em uma sociedade melhor do que a absolutista. Descartes defendia a razão como única forma de compreensão do mundo; Locke afirmava que todos os homens tinham direitos naturais (direito à vida, liberdade, propriedade privada e a um governo que representa a vontade popular); Montesquieu dizia que o governo deveria ser dividido em 3 poderes (executivo, legislativo e judiciário); Voltaire criticava o absolutismo e defendia as liberdades individuais; Rousseau demonstrava a importância da soberania do povo e Adam Smith defendia o liberalismo econômico.

a) O que significa dizer que o século XVIII é o “século das luzes”?

b) As ideias iluministas combatem o modelo absolutista. Cite três críticas iluministas feitas ao absolutismo.


Bons estudos!!

Bem vindo 2020!!






Estamos de volta para mais um ano letivo. Aqui você encontrará materiais complementares para nossas aulas de História. 

Que 2020 seja um ano produtivo e de muito conhecimento para todos nós.

Prof. Patrícia