quarta-feira, 9 de setembro de 2020

8º e 9º Ano - Imagens que contam histórias

 




Olá, queridos alunos do 8º e 9º ano!

Feriadão já passou e mais uma semana de atividades se inicia. Espero que tenham aproveitado e que tenham voltado com todo gás para darmos continuidade às nossas atividades. 

Aprender a interpretar símbolos torna-se cada dia mais importante afinal, vivemos na era da tecnologia um tempo em que as informações são constantes, e a todo momento somos bombardeados por notícias e imagens de todos cantos do mundo.

O trabalho com imagens exige um olhar apurado aos detalhes, a busca por compreender as representações ali propostas e por perceber que as imagens implicam uma série de intenções e objetivos quando são construídas, em diferentes suportes (pinturas, desenhos, propagandas, fotografias pensadas para atingirem um grande número de pessoas). Mas as imagens só se realizam quando são “olhadas”, vistas e analisadas, consumidas por alguém. Quem olha a imagem participa assim de seu processo de construção. 

A proposta dessa atividade é trabalhar com um instrumento que é muito importante para os historiadores: analisar e compreender imagens, observando seus detalhes e tirando conclusões a partir delas. Além disso, as imagens apresentadas nessa tarefa servem como ponto de partida para pesquisas mais aprofundadas, contribuindo para ampliar seus conhecimentos. 

Nesta tarefa, cobrimos diferentes linguagens (mapa, aquarela e fotografia) e diferentes períodos (séculos XVI, XX e XXI). 


Como vocês já sabem, a atividade está disponível na PLATAFORMA TEAMS e também no link abaixo:


Linkhttps://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=9uE1lQaXt0yPI5WqOAmKuwQvKt9BkiBKhQSYO00JURlUNDMxTDVUR1RZUzQ2TjcwWE0yUk5FVFI3Vy4u


Boa semana de estudos!