segunda-feira, 24 de junho de 2013

O Palácio de Versailles



Símbolo da monarquia absoluta francesa, o Palácio de Versalhes foi construído nos arredores de Paris por Luis XIV, o rei sol, para fugir do tumulto da capital e centralizar o poder. Obrigando os nobres a permanecerem longos períodos no palácio, Luis XIV evitava que se aproximassem da população, tornando-se o soberano absoluto. Este regime absolutista sobreviveu ao reinado de seu sucessor, Luis XV, e terminou violentamente durante o reinado de Luis XVI.

O Palácio de Versalhes foi um dos motivos da revolta da população que resultou na Revolução Francesa, em 1789. E é fácil entender porque: o luxo de Versalhes é absurdo.

As 10 mil pessoas que faziam parte da corte francesa e viviam no palácio (quase 3 mil membros da nobreza, empregados e funcionários) gastavam 6% da arrecadação de impostos francesa. Quase todo o resto era consumido por dívidas militares, sobrando muito pouco para os outros 19 milhões de franceses espalhados pelo país. Os nobres que viviam no palácio eram distraídos pela rainha Maria Antonieta com músicas, jogos e festas caríssimas que levavam o país à falência econômica. Enquanto a população passava fome, a nobreza esbanjava.

Vejam abaixo imagens do palácio por dentro.










Para quem tiver curiosidade de saber mais, duas dicas:


a) Você pode conhecer o palácio sem precisar ir à França! É só fazer o tour virtual do Google Maps. Basta clicar aqui.
 b) Você pode acompanhar as etapas de construção e ampliação do palácio neste vídeo do Youtube.




Para saber mais, visite o site do Palácio:



Boa semana!

Bom dia, galerinha!

Começamos hoje mais uma semana. Gostaria de parabenizá-los pela semana anterior, quando vocês se dedicaram bastante. Estou muito orgulhosa de vê-los se empenhando, ajudando um ao outro.
 
Esta semana será de muito trabalho, provas e simulados. Para que não se esqueçam e para que vocês possam programar os estudos, segue o calendário da semana e das provas da SME.
 

SIMULADOS
25/06 - Simulado de Português
26/06 - Simulado de Matemática
27/06 - Simulado de Ciências
 
 
PROVAS (SME)
24/ 06 - Prova de Produção Textual
02/07 - Prova de Inglês
03/07 - Prova de Português
04/07 - Prova de Matemática
05/07 - Prova de Ciências
 
08/07 - Prova de História
09/07 - Prova de Geografia

 
Boa semana e bons estudos para todos!