terça-feira, 7 de abril de 2020

9º Ano - Dica de Leitura - O Rio de João do Rio





João Paulo Emílio Cristóvão dos Santos Coelho Barreto foi um jornalista, tradutor e teatrólogo brasileiro. Mais conhecido como João do Rio, foi um dos mais influentes escritores do início do século XX e ocupou a cadeira nº 26 da Academia Brasileira de Letras. 

Seus textos descrevem os marginalizados da sociedade carioca há mais de cem anos: prostitutas, trabalhadores do porto, tatuadores, mendigos, meninos de rua, entre outros. Foi um dos primeiros jornalistas a sair às ruas em busca de notícias. Até então, os jornais brasileiros eram constituídos por artigos e textos literários escritos por pessoas de renome na sociedade.

Em seus textos, o autor faz um inventário do que vê pelas ruas da cidade do Rio de Janeiro - uma cidade que ao se despontar como capital da nascente república, sofre profundas transformações urbanísticas e sociais.  

Grande parte de suas obras estão sob domínio público, isto é, ela pode ser utilizada por qualquer pessoa. Você pode ter acesso a algumas das principais obras de João do Rio baixando os  textos pela internet.

Que tal aproveitar esses dias de quarentena para conhecer mais sobre o Rio de Janeiro do início do século XX?

Boa leitura!

A alma encantadora das ruas


As religiões no Rio


Clique nas imagens e tenha acesso aos textos.

9º Ano - A República do Progresso

Queridos alunos do 9º ano,

Para ajudá-los a compreender melhor as mudanças trazidas pela instauração da República no Brasil, indico a leitura do livro paradidático A República do Progresso.

Muitos assuntos tratados nesse livro ajudarão vocês a fazerem as atividades propostas no material de complementação pedagógica enviada pela SME.

Bons estudos!

Observação: clique na imagem para abrir a página com acesso ao livro.


9º Ano - Abolicionismo e fim da monarquia no Brasil

Olá, alunos do 9º ano!

Segue material para auxiliá-los a fazer as atividades do material de complementação pedagógico enviado pela SME.

Leiam os slides e assistam os vídeos.

Bons estudos!


8º Ano - O Iluminismo e seus principais filósofos

Olá, alunos do 8º Ano! Segue mais um material para ajudá-los a realizar as atividades que estão no material de complementação pedagógica enviado pela SME. 

Além de estudar os slides, assistam  também o vídeo.   

 Bons estudos!

O iiLUMINISMO de Patrícia Costa Grigório



VÍDEO - Iluminismo: do Antigo Regime aos nossos dias