domingo, 20 de maio de 2018

7º Ano - Atividade com Música - "África"





Segue a letra e o vídeo da música África, do grupo Palavra Cantada, que trabalhamos em sala de aula para você cantar quantas vezes quiser.



África

Quem não sabe onde é o Sudão
saberá
A Nigéria, o Gabão,
Ruanda
Quem não sabe onde fica o Senegal,
A Tanzânia e a Namíbia,
Guiné Bissau?
Todo o povo do Japão
Saberá

De onde veio o 
Leão de Judá
Alemnha e Canadá 
Saberão
Toda a gente da Bahia
sabe já
De onde vem a melodia
Do ijexá
O sol nasce todo dia
Vem de lá

Entre o Oriente e ocidente
Onde fica?
Qual a origem de gente?
Onde fica?
África fica no meio do mapa do mundo do 
atlas da vida
Áfricas ficam na África que fica lá e aqui
África ficará

Basta atravessar o mar 
pra chegar
Onde cresce o Baobá
pra saber
Da floresta de Oxalá
E malê
Do deserto de alah
Do ilê
Banto mulçumanamagô
Yorubá



6º Ano - Dica de vídeo: Vivendo entre feras




Como estudamos, o homem atual é resultado do processo de hominização, isto é, resultado de um longo e lento processo de mudanças físicas e intelectuais que permitiu que seres com características próximas dos símios evoluíssem até à espécie atual.

O Período Paleolítico é o período da Pré-História que começou quando os nossos antepassados começaram a produzir os primeiros instrumentos de pedra lascada e vai até a chamada Revolução Neolítica, quando os homens deixaram de ser coletores e caçadores e se tornaram agricultores e pastores com o desenvolvimento da agricultura e criação de animais.


No documentário Vivendo entre feras vocês poderão conhecer um pouco como era difícil a vida dos primeiros seres humanos que viveram na Terra há milhões de anos atrás. Você verá a sobrevivência dos primeiros seres humanos primitivos e os perigos que tinham que enfrentar para garantir a sobrevivência. 


Documentário: Vivendo entre feras
SinopseNeste documentário conheceremos a vida do homem pré-histórico entre 12 e 40 mil anos atrás. Nessa época, o homem moderno já havia se estabelecido em todos os continentes, com exceção da África. Esses mesmos humanos dividiam o continente com feras pré-históricas como: tigres dente-de-sabre, mamutes e ursos gigantes. Utilizando os mais modernos recursos tecnológicos e científicos, mostraremos como eram esses animais e como era a terra onde eles viviam. Veja nossos ancestrais vivendo entre as feras e lutando por sua sobrevivência. 


Parte 1



Parte 2



Parte 3



Parte 4