sábado, 26 de abril de 2014

A Independência dos EUA - Parte 1

Olá, alunos da Turma 1802 - Escola Almirante Tamandaré!
Como prometido, seguem as duas partes do vídeo que não pudemos assistir em sala devido aos "problemas técnicos".

O documentário faz parte da série A saga dos Estados Unidos produzido pelo canal History Channal. É importante lembrar que o vídeo é uma obra produzida para a televisão, portanto, devemos levar em consideração que os fatos ou personagens apresentados não são descrições fiéis da realidade, pois esta obra expressa a visão particular do roteirista e do diretor que interpretaram as informações  visando atingir um determinado público. Para apresentar esta interpretação, eles selecionaram e editaram cenas baseadas em fatos históricos. O mesmo aconteceu com a edição das cenas: os sons e as imagens têm exatamente a finalidade —de criar a sensação de que estamos assistindo algo verdadeiro.
 
As partes postadas aqui fazem parte do Episódio 1 - Rebeldes, que trata da Independência dos EUA e servem inicialmente para pensarmos o processo de colonização da colônia inglesa na América, as relações entre colônia e Metrópole e os motivos que levaram os colonos a desejarem se tornar  independentes da Inglaterra.
 
Para melhor aproveitar os vídeos, levem em consideração as seguintes questões:
 
1 – Como era a Inglaterra no início do século XVII e qual sua importância para a colonização da América?
2 – Quais as principais razões da vinda de imigrantes para a formação das trezes colônias?
3 – Qual era o perfil desses novos imigrantes ingleses na América do Norte?
4 – Em que aspecto o documentário considera a América do Norte uma terra de oportunidades para os ingleses?
5 – Qual o primeiro produto cultivado pelos ingleses nas colônias da América do Norte? E qual sua importância para estas colônias?
6 – O que era o Mayflower? Qual a sua relação com a fundação da Virgínia e, consequentemente, com a colonização norte-americana?
7 – O documentário nos mostra que a relação dos colonos com os indígenas que viviam na América do Norte foi contraditória, ou seja, ora pacifica, ora marcada pela violência. Cite exemplos dessa contradição presente no vídeo assistido.


A saga dos Estados Unidos - Episódio 1 - Rebeldes (Parte 1)




 

A saga dos Estados Unidos - Episódio 1 - Rebeldes (Parte 2)





Também segue o mapa utilizado na sala com a localização das 13 colônias fundadas pelos ingleses na América do Norte.



 

segunda-feira, 21 de abril de 2014

21 de abril - Dia de Tiradentes


Bandeira de Minas Gerais


Hoje, dia 21 de abril, é comemorado o Dia de Tiradentes. A data se tornou feriado nacional ainda em 1890, com o objetivo de homenagear aquele que foi considerado um dos "heróis nacionais". Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi um dos participantes da Inconfidência Mineira, movimento liderado por colonos mineiros contra a exploração da Coroa portuguesa.
 
Este movimento faz parte de um conjunto de revoltas que aconteceram no Brasil no século XVIII, geralmente provocadas por interesses econômicos contrariados, sendo alguns destes movimentos carregados de conotações políticas. Essas revoltas foram muito influenciadas pelos ideais iluministas europeus que chegaram à América através dos filhos das elites coloniais, que ao estudarem na Europa, tinham contato com essa corrente de pensamento.
 
Tiradentes só se tornou herói nacional a partir da instauração do regime republicano no Brasil, quando sua atuação na revolta em Minas Gerais passou a ser associada aos ideais republicanos.
 
Para saber um pouco mais sobre a construção da imagem pública de Tiradentes como herói nacional e um pouco mais sobre a Inconfidência Mineira dentro do contexto das rebeliões coloniais no Brasil no século XVIII, leiam os textos indicados abaixo.
 
 
 
 
 
A construção histórica do mito Tiradentes
 
 
 
 
Inconfidentes desde sempre
 
 
 
 
Dossiê da Revista de História da Biblioteca Nacional - O negócio da Inconfidência
 
 
 
 
 
 
Inconfidência em círculos