domingo, 22 de março de 2020

8º Ano - Luis XIV de França, o rei sol





Olá, alunos do 8º Ano!

Hoje, vamos falar um pouco mais sobre o Absolutismo e, principalmente, sobre um exemplo prático de como ele ocorreu. Como vocês já sabem, a principal característica do Absolutismo é a concentração do poder nas mãos do rei.

Para construir e garantir esse poder, o rei precisava do auxílio da nobreza e da burguesia, além do apoio da Igreja que através da Teoria do Direito Divino, contribuía para disseminar a crença de que o rei era um soberano divino

Já ouviram falar no rei Luís XIV de França? Ele ficou conhecido na História como um dos maiores representantes dos monarcas absolutistas da Europa. E era chamado por seus súditos de REI-SOL. Mas por que? O sol simboliza a vida, a criação, o poder, a glória, a supremacia. Desse ponto, Luís XIV se considerava o próprio Sol da França. 

O sol é o símbolo da vida, mas também da ordem e do rigor. Ele servia também para lembrar aos súditos que toda contestação aos poderes do Rei acarretariam a morte do indivíduo contestatário.




Luís XIV construiu o imponente de luxuoso Palácio de Versalhes, símbolo de todo poder, luxo e riqueza do absolutismo francês. Lá ele vivia com sua família e toda corte francesa - cerca de 10 mil pessoas (quase 3 mil membros da nobreza, empregados e funcionários) - que gastavam 6% da arrecadação de impostos francesa. 

Quase todo o resto dos impostos era consumido por dívidas militares, sobrando muito pouco para os outros 19 milhões de franceses espalhados pelo país. Os nobres que viviam no palácio eram distraídos com músicas, jogos e festas caríssimas que levavam o país à falência econômica. Enquanto a população passava fome, a nobreza esbanjava.

Veja abaixo algumas imagens do Palácio.








Assista o documentário abaixo sobre a construção do Palácio de Versalhes. Ao assistir o vídeo, preste atenção nas seguintes questões:

a) Toda decoração do Palácio foi criada pelo rei e para ele. A disseminação da imagem do rei como ser divino e absoluto foi construída através de pinturas, esculturas e obras de arte que exaltavam a figura real. 

b) A ideia de levar toda a corte francesa para viver em Versalhes tinha o objetivo de controlar os nobres através de uma politica de troca de favores e pagamento de pensões aos cortesões. Com a nobreza por perto, o rei podia evitar rebeliões dos nobres contra ele. 


c) Foi com Luís XIV que surgiram as cerimônias e os rituais que hoje denominamos “etiqueta”, pois tudo era executado meticulosamente em função das suas vontades e caprichos. Luís XIV levava tão a sério essa sua vontade de ser visto como um Rei Sol que todos os seus gestos cotidianos eram efetuados em público. Desta forma, a corte podia assistir todos os atos da vida do Rei ao longo do dia, desde que ele acordava até que ia dormir, passando mesmo pelas atividades íntimas. 


VERSALHES: O SONHO DE UM REI