quinta-feira, 31 de maio de 2018

7º Ano - Dica de Vídeo: Mojubá - Origens e Influências




Neste bimestre estamos conhecendo um pouco sobre a história e grande riqueza cultural dos povos africanos. Vimos como a África é um continente abrigou e ainda abriga uma infinidade de povos e uma imensa diversidade cultural e linguística.

Tivemos a oportunidade de conhecer alguns povos africanos e seus reinos, descobrindo que a história da África não começou com a chegada dos europeus ao continente. A África é o berço da humanidade - isto é, foi no continente africano que surgiram os primeiros grupos humanos - e toda a parte do continente africano que fica logo abaixo do deserto do Saara também teve um considerável desenvolvimento político, econômico e cultural até a chegada dos europeus, nos século XV e XVI.

Vimos também que parte dessa cultura e história africana está no Brasil. Essa cultura faz parte do nosso país e ajudou a formar uma parcela considerável da nossa sociedade, pois dessa região do continente africano saíram milhões de pessoas que foram transformadas em escravas e obrigadas a trabalharem nas lavouras e minas do outro lado do oceano, e os seus descendentes ajudaram  a construir o Brasil que somos e conhecemos hoje. 

Para ajudá-los em seus estudos e aprofundar mais os conhecimentos sobre a importância e a influência africana na nossa cultura, assista os dois vídeos abaixo. Eles são os dois primeiros episódios da série Mojubá,  que faz parte do projeto A cor da Cultura. Esse projeto tem por objetivo valorizar a cultura afro-brasileira. 

O primeiro vídeo - Origens fala sobre as diferenças entre as tradições religiosas de origem africana e a luta contra o desconhecimento e o preconceito que ainda existe sobre elas e seus fieis.  
O segundo vídeo - Influências - que assistimos em sala de aula, nos apresenta a maneira como nosso cotidiano foi enriquecido pela tradição religiosa africana.

MOJUBÁ - ORIGENS




MOJUBÁ - INFLUÊNCIAS




OBSERVAÇÃO: Mojubá é a saudação para Exu, o mensageiro, o que comunica aos homens a vontade dos Orixás, e a estes, leva os pedidos dos homens.