terça-feira, 13 de maio de 2014

Liberdade... Realidade ou ilusão?



Comemoração da Abolição da Escravidão. Marc Ferrez/1888

Hoje, dia 13 de maio, comemora-se a assinatura da lei que determinou extinta a escravidão no Brasil. O nosso país foi o último país do mundo a extinguir o trabalho escravo, dando fim há cerca de 300 anos de exploração, violência e desumanização dos povos africanos trazidos para as terras brasileiras.

É importante termos em mente que a população escrava nunca aceitou passivamente a sua condição e organizou, durante toda a história da escravidão no país, diversos movimentos de resistência seja através das fugas, rebeliões nas senzalas, formação de quilombos ou de revoltas, como a dos Malês, na Bahia.

Mesmo que a Lei Áurea tenha marcado "oficialmente" a passagem do elemento escravo para a condição de cidadão livre, nada ou muito pouco se fez para garantir condições de igualdade e de direitos a essa parcela da população. 

Para ajudar vocês a compreenderem melhor o processo que levou o Brasil a abolir a escravidão, sugiro uma leitura dos textos indicados pela Revista de História da Biblioteca Nacional sobre o tema.
Para ter acesso aos textos, basta clicar aqui.

E como uma proposta de reflexão, indico o samba defendido pela Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira durante o carnaval de 1988. Com o título 100 anos de Liberdade - Realidade ou Ilusão?, a escola questionava a tão comemorada liberdade, que talvez ainda nem tivesse sido conquistada.

Leia a letra, ouça o samba e reflita. Para você, a liberdade concedida aos escravos foi uma realidade ou uma ilusão? Porque? O que ainda precisa ser conquistado para que essa liberdade seja verdadeira?



100 anos de Liberdade - Realidade ou ilusão?
(Estação Primeira de Mangueira - 1988)

Será...

Que já raiou a liberdade
Ou se foi tudo ilusão
Será...
Que a lei Áurea tão sonhada
A tanto tempo imaginada
Não foi o fim da escravidão
Hoje dentro da realidade
Onde está a liberdade
Onde está que ninguém viu

Moço...

Não se esqueça que o negro também construiu
As riquezas do nosso Brasil

Pergunte ao criador

Quem pintou esta aquarela
Livre do açoite da senzala
Preso na miséria da favela

Sonhei....

Que Zumbi dos Palmares voltou
A tristeza do negro acabou
Foi uma nova redenção

Senhor..

Eis a luta do bem contra o mal
Que tanto sangue derramou
Contra o preconceito racial

O negro samba

Negro joga capoeira
Ele é o rei na verde e rosa da Mangueira





domingo, 11 de maio de 2014

A Independência dos EUA - Parte 2


Fechando nosso estudo sobre o processo de Independência das 13 colônias inglesas na América, hoje vamos publicar as duas partes restantes do vídeo A saga dos Estados Unidos - Episódio 1 - Rebeldes para que vocês possam assistir quando quiserem.


Seguindo a mesma proposta do post anterior, para melhor aproveitar  o vídeo e ajudar a estudar, seguem também as questões que foram debatidas em sala de aula.

Bom proveito!


A Saga dos Estados Unidos - Episódio 1 - Rebeldes (Parte 3)






1 – Além da Inglaterra, qual países colonizaram a América do Norte?
2 – Como a Coroa Inglesa controlava, mesmo à distância, o comercio das colônias americanas?
3 – O que desencadeou as manifestações de revolta no porto de Boston?
4 - Como ocorria a escravidão nas colônias inglesas e qual sua importância para as transações econômicas desse período?
5 – Qual a importância do Jornal de Boston para a revolta dos colonos?



A Saga dos Estados Unidos - Episódio 1 - Rebeldes (Parte 4)






1 – Como foi se organizando o processo de Independência dos Estados Unidos e quais foram seus principais representantes?
2 – Diante das medidas repressivas tomadas pela metrópole, representantes das colônias, exceto a Geórgia, reuniram-se no Congresso de Filadélfia, em 1774.
a)    Que decisões foram tomadas pelos colonos nesse Congresso?b)    Como a Inglaterra não concordou com as reivindicações dos colonos, esses se reuniram no 2º Congresso de Filadélfia, que decisões foram tomadas?