quinta-feira, 15 de outubro de 2015

7º Ano - Dica de filme: Lutero




Precursor da Reforma Protestante na Europa, Martinho Lutero nasceu na Alemanha, em 1483, e fez parte da Ordem Agostiniana. Ele foi ordenado padre, mas devido às suas ideias que eram contrárias as pregadas pela Igreja Católica, ele foi excomungado.

Como já vimos em sala, muitos intelectuais passaram a criticar abertamente as doutrinas católicas. Mesmo entre os religiosos surgiram pessoas que contestavam o poder excessivo que a Igreja desempenhava na sociedade.

Lutero, assim como muitos monges da época, não concordava com a “venda do perdão” e, muito menos, com a exploração que seus conterrâneos estavam submetidos. Com isso, em outubro de 1517, Lutero afixou na porta do castelo de Wittenberg suas famosas 95 Teses. Nelas, o monge alemão defendia a extinção das indulgências e condenava o luxo de que desfrutava o papa em Roma. Para surpresa do alto clero romano, Lutero obteve o apoio de praticamente todos os setores da sociedade alemã.

A dica para a turma 1702, é o filme Lutero, que conta a história de Martinho Lutero. Para ajudar na compreensão de alguns episódios apresentados no filme, indico a leitura do texto Lutero, disponível no site HistóriaNet. Para ter acesso ao texto, clique aqui.

Bom filme!