terça-feira, 1 de setembro de 2015

6º Ano - Livro do Artesanato Waiãpi




Atenção, alunos da turma 1603!

Aqui vai o link para o acesso ao Livro do Artesanato Waiãpi que vocês utilizaram em sala para realizarem a pesquisa.

Vamos arrasar na nossa exposição cultural!!

Para acessar o livro, basta clicar na imagem abaixo.



7º Ano - Vasco da Gama: o navegador dos Lusíadas







Sabia que dois terços do mundo foram descobertos pelos portugueses? Provavelmente não sabe. Mas é verdade. Foram os primeiros a chegar.
Investigaram. Experimentaram. Desbravaram. Deixando o testemunho da sua presença. Trouxeram novas de sítios que se julgavam inalcancáveis. Em menos de 100 anos mudaram o mundo. A esse Mundo deram novos Mundos.
Materializaram o sonho e modificaram a noção de distância. Fizeram crescer o comércio e o conhecimento científico. Anteciparam a História. Ajudaram ao nascimento de novos países. Foram os primeiros cidadãos do Mundo. E se mais Mundo houvesse lá teriam chegado.
( Fonte: Portugal Glorioso)
A história das grandes navegações portuguesas foi construída pelos grandes navegadores e outros tantos marinheiros anônimos, que em busca de riqueza e uma vida melhor fora da Europa, se aventuravam no mar desconhecido.
Conheça um pouco da "aventura" vivida por um dos maiores navegadores portugueses - Vasco da Gama - que por sua enorme façanha, virou herói de uma das maiores obras literárias da língua portuguesa - Os Lusíadas - do poeta Luís de Camões (clique na imagem acima para ter acesso ao texto).

domingo, 30 de agosto de 2015

Dica de Vídeo - "Nós e as cidades"




O vídeo "Nós e as cidades" trata da importância do artesanato para a sobrevivência dos índios Guarani- Mbya no Rio Grande do Sul e a relação deles com o mundo dos brancos. Sem matas para caçar e sem terra para plantar, os Guarani-Mbya dependem cada vez mais da venda do seu artesanato.






Esse vídeo é uma dica para a turma 1802, que está preparando a exposição sobre os índios Guarani Mbya para nossa feira cultural, e especialmente para a Nathália, que irá abordar o artesanato produzido por esse grupo indígena.