sábado, 17 de março de 2018

8º Ano - Dica de vídeo - O Iluminismo



Quer mais uma ajuda para entender o Iluminismo?
Clique AQUI e assista esse vídeo produzido pela Multirio.

domingo, 11 de março de 2018

7º Ano - Os Castelos Medievais




Na Idade Média, na época da Europa feudal, os castelos eram o auge da ostentação de poder e da arquitetura daquela época. Eles eram construídos para mostrar a superioridade do senhor feudal e seu poder, para intimidar os servos e os inimigos com seus desenhos luxuosos.
Nos castelos eram realizadas muitas festas e banquetes para que os nobres pudessem ostentar sua residência e poder, contudo eles serviam basicamente como residência para os senhores feudais e a sua família e membros da nobreza, que procuravam manter-se ilesos das batalhas e possíveis invasões territoriais que geravam bastante conflito antigamente. Os castelos eram sempre a melhor opção devido à segurança que ofereciam por serem verdadeiras fortalezas.
Estas incríveis construções eram projetadas para garantir a segurança de seus ocupantes e tudo começava pelo grande fosso alagado que corria pelos arredores da propriedade com o objetivo de dificultar a penetração de inimigos, o segundo obstáculo era a ponte levadiça e em seguida as gigantescas muralhas que protegiam os castelos. Eles possuíam torres de vigilância que em ocasiões de guerra eram ocupadas por arqueiros e atiradores e, em seu interior, o castelo dispunha de calabouços para aprisionar inimigos. A construção em locais elevados também dificultava a invasão e permitia uma melhor visualização da chegada dos inimigos.
No vídeo abaixo, você pode ver como era feita a defesa de um castelo medieval.






7º Ano - As Iluminuras Medievais




As Iluminuras eram os livros fabricados pacientemente pelos monges copistas nas Bibliotecas das Igrejas e Mosteiros medievais. Eles eram copiados à mão com letras ornamentadas e ilustrados com imagens.

Os textos mais comuns copiados pelos monges eram os Evangelhos e os textos dos autores gregos e romanos. Graças a esse trabalho que centenas de textos e documentos produzidos na Antiguidade foram preservados e chegaram até nós. 

No vídeo abaixo, você pode ver como eram produzidas as Iluminuras.