quarta-feira, 15 de maio de 2013

Show da Fanfarrada


Há alguns dias atrás, a nossa escola recebeu a visita da Fanfarrada, que fez uma super apresentação para os alunos e professores. Em outro post, quando nós anunciamos o show, prometemos que iríamos contar tudo! E já que dizem por aí que promessa é dívida, aqui estamos nós!
 

Então, se você quer realmente saber como foi esse dia bem bacana na nossa escola, é só acompanhar o relato abaixo feito pela Sabrina (8º ano) e pela Rafaela (7º ano). Elas registraram, conversaram com colegas e professores, e contam tudo para gente!
 
Com a palavra, Sabrina e Rafaela!

 
 
 
"No dia 30 de março, a banda Fanfarrada esteve fazendo um show na Escola André Urani (GENTE). Nós, Sabrina e Rafaela, iremos mostrar algumas fotos e vídeos do show, além dos comentários de alguns professores e colegas sobre o evento.
 
 
 
Esses são alguns alunos do GENTE com a diretora Marcia.
 


 
A orquestra Fanfarrada tocou vários tipos de músicas de vários países da América.
 
 
 
Os alunos dançando e se divertindo com os professores.
 
 
Agora, vamos ver a opinião dos nossos professores e colegas:
 
 

 
 
 

Professor Sérgio
 
O professor achou a apresentação muito bonita e que eles tocaram de uma forma muito legal: ritmos animados que os alunos não estão acostumados a ouvirem. Outra coisa que ele achou bacana foi a participação dos alunos dançando e cantando junto com a banda.


 
Professor Ivonilton

O professor Ivo achou a banda animada, divertida e empolgante. Também disse que nunca tinha ouvido músicas nesses estilos.






 
Professora  Rosilaine

  
 
 A professora achou o show muito legal e que os músicos souberam interagir com o público. Também achou que os alunos se divertiram muito e interagiram com o show.
 


Calebe Sutero
 
Nosso colega achou a apresentação muito legal, as músicas foram muito animadas. Ele disse que gostaria que houvesse outra apresentação dessa na escola. 













Professor Marcelo Lorio


 O professor achou a banda muito legal, principalmente, porque ela "viajou" nas músicas da América do Sul e do nosso país. 
 
 
 
 
 
Rebeca Gomes
 

Rebeca achou a apresentação muito maneira, ela nunca tinha ouvido esse tipo de música. No início achou um pouco estranho, mas depois foi ficando legal. Ela achou que a banda cantaria, mas viu que eles apenas tocam, mesmo assim achou muito bom.

 
 
 
 
Gabriel Henrique
Nosso colega também gostou muito da banda, principalmente, das coreografias e da animação dos músicos.
 
 
E agora, vamos apreciar um pouco da apresentação da Fanfarrada e da animação dos nossos colegas e professores!"
 
 
 
 
 
Muito obrigada, meninas!! Vocês arrasaram!!
 
E se você quiser ver mais fotos da apresentação da Fanfarrada no GENTE, é só acessar nossa página no Facebook. É só clicar no link da página aí ao lado.



terça-feira, 14 de maio de 2013

Portal Casa do Rio de Janeiro

O site Casa do Rio de Janeiro conta a história dos serviços públicos urbanos da cidade desde 1565. É possível, por exemplo, passear virtualmente pelo Largo da Carioca, área central da cidade de 1608 até 1999, e ver que, naquela região, havia uma lagoa onde atualmente estão construídos altos edifícios.

Na seção "Moradia Carioca", o internauta tem a possibilidade de conhecer os diversos tipos de habitação que existiram no Rio de Janeiro, inclusive as choupanas feitas de sapé que ocupavam a cidade no século XVI.


Para conhecer o site, basta clicar na imagem abaixo.


segunda-feira, 13 de maio de 2013

O Islã - "Só Alá é Deus, e Muhammad é seu profeta"


Mais uma indicação de vídeo, que vai especialmente para Rebeca e Rafaela, que ficaram com vontade de saber mais sobre o surgimento do Islã.
 

 
Série Grandes Civilizações - O Islã
 
Parte 1
 

 


Parte 2


domingo, 12 de maio de 2013

Dica de Filme - " O nome da Rosa"

A primeira dica de filme do nosso blog tem como tema a Idade Média. Esse período da história europeia foi o tema privilegiado do Itinerário Formativo dos educandos do 7º ano durante o primeiro bimestre. Mas o filme pode e deve ser assistido por todos os educandos, independente do ano.
 
 
 Vamos saber um pouco mais sobre o filme e o período histórico a que ele se refere?
 
O nome da Rosa
 
 
 


País/Ano de produção: França/Itália/Alemanha, 1986
Duração: 130 min
Gênero: História/Suspense
Direção: Jean-Jacques Annaud
Elenco: Sean Connery, F. Murray Abraham, Christian Slater.
 
A produção do filme contou com a colaboração direta de uma equipe de historiadores medievalistas, isto é, especializados na História da Idade Média, dirigida pelo importante historiador francês Jacques Le Goff.
 
 
Síntese do Filme
 

A história se passa no ano 1327, quando representantes da Ordem Franciscana e a delegação Papal se reúnem num mosteiro Beneditino, no norte da Itália, para uma conferência. Mas a missão deles é subitamente ofuscada por uma série de assassinatos. O monge Franciscano, William de Baskerville, convidado para participar da conferência, auxiliado pelo seu noviço, Adso Melk, começa, então a investigar os assassinatos. Eles descobrem que a causa das mortes está diretamente relacionada à busca do conhecimento.

Contexto histórico

A Baixa Idade Média (século XI ao XV) é marcada pela desintegração do feudalismo e formação do capitalismo na Europa Ocidental. Ocorrem assim, nesse período, transformações na esfera econômica (crescimento do comércio monetário), social (projeção da burguesia e sua aliança com o rei), política (formação das monarquias nacionais representadas pelos reis absolutistas) e até religiosas, que culminarão como Cisma do Ocidente, através do protestantismo iniciado por Martinho Lutero na Alemanha em 1517.

Culturalmente, destaca-se o movimento renascentista que surgiu em Florença no século XIV e se propagou pela Itália e Europa, entre os séculos XV e XVI. O renascimento, enquanto movimento cultural, resgatou da antiguidade greco-romanaos valores antropocêntricos e racionais, que adaptados ao período, entraram em choque com o teocentrismo e dogmatismo medievais sustentados pela Igreja.

No filme, o monge franciscano representa o intelectual renascentista, que com uma postura humanista e racional, consegue desvendar a verdade por trás dos crimes cometidos no mosteiro.
 
A fim de ajuda-los a entender o contexto e as situações apresentadas no filme a partir do que foi aprendido no Itinerário Formativo, seguem alguns aspectos que devem ser observados:
 
 

1 - Como era a vida no mosteiro? Quais atividades eram desenvolvidas pelos monges?
2 - Qual a função dos monges copistas e qual a sua importância?
3 - Por que motivo a Igreja restringia o acesso a alguns livros? Qual o problema com a obra de Aristóteles?
4 - Como viviam os camponeses ao redor do mosteiro?
5 - De que maneira os monges interpretavam a serie de assassinatos? Compare com a visão/atitude de William de Baskerville.
6 - Quais os métodos utilizados pela Inquisição no filme?
7 - O que eram as heresias? Procure identificar a heresia mencionada no filme.
 
Preparem a pipoca e bom filme para vocês!