terça-feira, 17 de março de 2020

9º Ano - Crise do Segundo Reinado e a Proclamação da República




Olá, alunos do 9º ano!

Como vocês estão acompanhando, estamos em recesso escolar cumprindo as recomendações dos órgãos de saúde a fim de evitar a disseminação do coronavírus. Durante esse tempo em que devemos ficar em casa, vamos aproveitar para ver filmes, ler um bom livro e também estudar e revisar os conteúdos vistos em sala de aula.

Para ajuda-los, produzi um pequeno material onde vocês podem rever e tirar as dúvidas que ainda tenham acerca dos assuntos trabalhados nas últimas aulas. Assim, vocês voltam com os assuntos bem fresquinhos na mente e podemos dar continuidade aos conteúdos do bimestre.

Aqui vocês irão encontrar 2 vídeos sobre a Crise do Segundo Reinado e a Proclamação da República + lista de atividades. Assistam os vídeos, consultem os cadernos, façam pesquisa na internet. Respondam as questões no caderno e tragam suas dúvidas quando retornarmos, ok?

Que essa fase passe logo e que possamos estar juntos novamente. Todos bem e com saúde!

O FIM DO IMPÉRIO DO BRASIL   

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA



ATIVIDADES

Leia os textos e responda as questões propostas.

TEXTO 1 
Ao fim da Guerra do Paraguai, “o número de negros no Brasil sofreu uma grande queda, uma vez que havia um branco para cada 45 negros nas forças brasileiras. A navegação brasileira dos rios Paraná e Paraguai foi garantida. O Império, de acordo com Eduardo Galeano (1985), ganhou mais de 60 mil km² de território e levou muitos prisioneiros paraguaios como mão de obra escrava. O exército brasileiro ficou mais unido e ganhou importância política. Ele tornou-se um centro de contestação à escravidão e ao Império, e aderiu às campanhas abolicionista e republicana. A guerra do Paraguai foi uma das causas da queda do Império brasileiro.” 

Responda: Que grupo ganhou importância política a partir da Guerra do Paraguai e como contribuiu para a queda do império brasileiro? 

TEXTO 2
O bispo [...] D. Vital [...] juntamente com D. Antônio de Macedo Costa, bispo do Pará, [...] foram condenados a pena de 4 anos com trabalhos forçados, causando grande comoção nacional. Em 1875 a Questão foi encerrada com a comutação da pena pelo imperador e a anistia concedida aos bispos. Contudo, a Questão religiosa acirrou a intransigência da alta hierarquia da Igreja [...] De outro lado, porém, quebrou o encanto da função monárquica. Para as mentalidades que defendiam o progresso a atuação do governo no episódio revelou-se fraca e movida unicamente pelos interesses políticos do gabinete conservador. Para os fiéis [...] a prisão dos bispos indicou o caráter arbitrário das instituições, distanciando-os do regime. Para a grande massa da população, ainda presa à religiosidade antiga, tudo aquilo não passara de uma impiedade. De todos os espíritos, retirava-se do cetro de D. Pedro II a aura mágica, que lhe tinha assegurado até então o exercício do poder.

Glossário:
Comutação: Substituição de uma pena ou sentença mais grave por uma mais branda/leve.
Anistia: Ato do poder público que anula condenações.

RespondaQue problema ou questão levou à diminuição do poder da monarquia?

TEXTO 3
A abolição da escravatura também colaborou para o fim do Brasil Império, que perdeu importante apoio das elites agrárias, prejudicadas com a decisão do governo de não indenizá-las de acordo com o número de escravos alforriados.

Responda: Por que as elites agrárias deixaram de apoiar o governo imperial? 

Bons estudos!