segunda-feira, 17 de agosto de 2015

6º Ano - A Ilíada







"Canta, ó Musa, a ira de Aquiles, filho de Peleu, que tantos males trouxe às hostes dos aqueus".
Homero, A Ilíada, Canto I.


Nossas últimas aulas em sido voltadas para o estudo das obras do poeta Homero, a Ilíada e a Odisséia. Vamos então comentar algumas curiosidades sobre a Guerra de Tróia, tema da obra Ilíada.

Como já vimos, a Ilíada relata apenas os acontecimentos ocorridos no espaço de cerca de cinquenta dias de uma guerra que durou dez anos. Ela trata da ira de Aquiles, o maior herói grego. A ira é causada por uma disputa entre Aquiles e Agamenon, rei de Micenas que comandava o exército grego na guerra. O relato de Homero termina com a morte do herói troiano Heitor e seu funeral.

A história da guerra não é contada na íntegra e como Homero faz várias referências à mitos e acontecimentos que os gregos conheciam, faz-se necessário conhecer um pouco da mitologia grega para entender a obra.


Segundo a tradição grega, a guerra entre gregos e troianos teve como motivo o rapto de Helena, rainha de Esparta e esposa do rei Menelau, por Páris, príncipe troiano filho do rei Príamo. O general Agamenon, rei de Micenas e irmão de Menelau, organizou a expedição de ataque aos troianos, Os gregos venceram a guerra depois de dez anos de combates devido a uma estratégia desenvolvida por Odisseu, rei de Ítaca.



Fingindo terem desistido da guerra, os gregos embarcaram em seus navios deixando na praia um enorme cavalo de madeira que os troianos decidiram levar para o interior de sua cidade como símbolo da sua vitória. À noite, enquanto todos dormiam, os soldados gregos que se escondiam dentro da estrutura oca de madeira do cavalo, saíram e abriram os portões para que todo o exército (cujos navios haviam retornado secretamente à praia) invadisse a cidade. Apanhados de surpresa, os troianos foram vencidos e a cidade incendiada. As mulheres (inclusive a rainha Hécuba, a princesa Cassandra e Andrômaca, viúva de Heitor) foram escravizadas. O rei Príamo e a maioria dos homens foram mortos.




Para conhecer melhor os antecedentes da guerra, os personagens, deuses e heróis e o que aconteceu depois da morte de Heitor, vocês podem acessar o site indicado abaixo. Além de informações sobre a Guerra de Tróia, nele vocês encontrarão muitas informações sobre a mitologia grega em geral.


Clique na imagem para ter acesso ao site.

6º Ano - A Odisséia







"Eis a história de um homem que jamais se deixou vencer."
Homero - A Odisséia, Livro I.


A obra Odisséia é um dos principais poemas épicos da Grécia Antiga, atribuído ao poeta Homero. O título desse poema deriva do nome do principal personagem, Odisseu, herói grego mais conhecido pelo seu nome romano, Ulisses. Assim como a Ilíada, a Odisséia baseia-se numa longa tradição oral e assumiu a forma escrita muito tempo depois.

Enquanto a Ilíada é a história de uma guerra, a Guerra de Tróia, a Odisséia é a história de uma viagem fantástica. Ela relata o retorno de Odisseu, rei de Ítaca, após a guerra. Durante dez anos, ele tenta voltar à sua terra natal onde o esperam sua esposa Penélope, seu filho Telêmaco e seu pai Laerte.

A história está dividida em três tempos principais: 

1 -  a situação de Penélope e Telêmaco em Ítaca e a viagem do jovem em busca de notícias de seu pai;

2 - a chegada de Odisseu ao país dos feaces, onde narra suas aventuras;

3 - o regresso de Odisseu à Ítaca. 


Odisseu e os pretendentes

Algumas aventuras de Odisseu durante seu retorno à Ítaca relatadas na obra:

  • A abertura, pelos marinheiros, de um saco recebido por Odisseu do deus do vento, Éolo, que leva a nau para lugares mais distantes.




  •  A estadia na ilha da feiticeira Circe, que transforma os marinheiros em porcos.




  • O aprisionamento de Odisseu e seus companheiros pelo Ciclope Polifemo e a estratégia para sair da caverna.



  •  A passagem da nau pela ilha das sereias e a estratégia de Odisseu para escapar dos seus encantos.



Se você quiser conhecer mais a fundo essa história fantástica, já sabe: é só procurar o livro na Sala de Leitura da nossa escola e viajar nessa história repleta de aventuras, deuses e seres mitológicos.

7º Ano - As guerras de Reconquista e a formação do Reino de Portugal