segunda-feira, 8 de julho de 2013

Guest post: Teatro na escola

O post de hoje é especial, escrito por uma pessoa super especial: o nosso professor de Teatro Wagner Pinheiro. Ele tem feito um trabalho bem bacana com nossos alunos, com diversas atividades que os estimulam a resolverem  problemas e superarem desafios.
 
Para falar sobre este trabalho, ninguém melhor do que o próprio professor. Gostaria então, de agradecer ao Wagner por ter aceitado o convite para escrever para nosso blog.
Com a palavra, o professor Wagner.
 

 TEATRO NA ESCOLA
 

Qual a função do teatro no meio escolar? O que tenho feito no meio escolar na perspectiva da pedagogia da presença? Qual a coisa certa a ser feita? Qual o momento certo da coisa certa a ser feita?

Essas questões movimentam os meus pensamentos, minhas vontades e minha imaginação permanentemente. Toda a minha experiência pedagógica vivida durante a prática e a teoria teatral de formação na escola e na universidade através da extensão, do ensino e da pesquisa revelaram-se um complexo contexto social em que a prática teatral na escola se reconfigura como uma experiência do cotidiano. Nesse sentido, a premissa essencial do ato teatral que é a sua qualidade efêmera coaduna-se com a efemeridade dos tempos das aulas na escola. Os alunos veem cada tempo de aula como um tempo absoluto em si mesmo, ou seja, a perspectiva dele é ver a aula, no caso, a aula de teatro, como sendo uma aula que tem um começo, meio e fim para cada tempo. Portanto, a questão da continuidade da aula fica comprometida ou pelo menos torna-se uma problemática em si e a sensação que fica é que recomeço sempre do ponto Zero.

Isso não significa algo negativo, ao contrário, o teatro se bifurca em duas formas de ações: o jogo dramático e o jogo teatral, em que ambas se complementam como uma preparação para encenação. A primeira, trata-se de trabalhar o teatro no sentido do jogo dramático. Os alunos nessa perspectiva experienciam simbolicamente situações problemas que estimula-os a agirem no sentido de encontrar possíveis soluções. Peter Slade, pensador do teatro e educação, dizia que há dois elementos fundamentais para que a experiência do aluno no jogo seja vivenciada: envolver-se e ser sincero. É necessário que ele se envolva com a situação problema e seja sincero nas suas ações para vivenciar profundamente uma experiência poética. Essa experiência cria a dimensão consciente entre o ficcional e o real.
 
Veja que são dois elementos essenciais à vida e seus possíveis desdobramentos. A dobra aqui no caso é o teatro que, pressupõe no exercício do aluno, o ato solidário de se colocar no lugar do outro, assim podendo aprender a ver por outras perspectivas diferentes. Sem esses dois elementos apontados pelo autor Peter Slade em O Jogo Dramático Infantil, torna-se impossível qualquer cognição, seja ela do ponto de vista emocional ou psíquico.

Outro pensador Jean-Pierre Ryngaert que escreveu o Jogo Dramático no Meio Escolar apontará outros dois elementos tão importantes quanto os posteriores citados acima: a prontidão e a flexibilidade. Exercitar também esses dois outros elementos significa possibilitar um corpo afetivo e mais flexível diante de conflitos e possíveis soluções. O grau de prontidão para solucionar o problema gera autonomia e a capacidade de improvisar possíveis soluções. Creio que a primeira pergunta feita lá no início do primeiro parágrafo esteja já, ao menos, esboçada. Sim, porque a função primeira do teatro no meio escolar é não liquidar, atrofiar ou matar a espontaneidade criativa do aluno.

Isso significa fazer um exercício permanente e afetivo da capacidade do professor de estar criando e recriando espaços acolhedores e propícios à criatividade e a descoberta do conhecimento. É exatamente isso que procuro cotidianamente e constantemente fazer no meio escolar. Crio com isso e aos poucos um memorial de imagens de aulas ocorridas para futuras análises da prática. Esse material servirá fundamentalmente para os alunos porque são eles que terão a possibilidade de se verem e autoanalisarem suas práticas cotidianas. É uma tarefa com muitos desafios. Por que desafios? Desafios porque no jogo teatral, forma que pressupõe a presença da plateia e a intencionalidade de encenar uma obra, implica numa construção estética, numa forma, numa apreciação e num prazer de mostrar o que está sendo feito.
 
Portanto, qual a coisa certa a ser feita? A questão retorna como um eco histórico que, necessita exercitar o aprender a aprender, o aprender a Ser, o aprender a fazer e o aprender a conviver, através dos pilares da educação para o século XXI, onde o jogo dramático é a coisa certa ser feita neste momento. Vejo que durante as aulas a coisa certa é insistir na prática dos dois elementos para instauração do jogo: o envolvimento e a sinceridade, bem como, a flexibilidade e a prontidão. Nesse sentido o teatro está estimulando a curiosidade e a vontade de potência - que é a de criar um trabalho e mostrar. Refletindo sobre essas conjunturas das formas teatrais e as necessidades primeiras dos alunos percebo que é o jogo dramático, como espaço de experiência simbólica sem a intenção de mostrar resultados, o meio positivo de encorajar os alunos para o jogo teatral.
 
O momento certo da coisa certa a ser feita é o aqui e agora para possibilitar uma vivência poética através do jogo dramático porque é ele que liberta os alunos do compromisso de resultados, ao mesmo tempo, e paradoxalmente, eles estão sendo preparados e estimulados a mostrar um resultado. E, esse caminho é longo e não termina no ensino fundamental, ele é para toda a existência: é para uma prática da existência.



Uma das atividades realizada com o Time Antuak.

 
Esse é um exercício de montar e desmontar os diversos cubos criando possíveis naves trabalhando o aprender a aprender, aprender a conviver, aprender a fazer e aprender a Ser.
- Um desafio constante!