sábado, 8 de agosto de 2015

7º - Diferenças entre árabes e muçulmanos




Árabe e muçulmano são sinônimosAssista o vídeo abaixo e descubra!



6º Ano - A lenda do Minotauro







As lendas, são histórias de caráter popular ou religioso que tem por objetivo a explicação de coisas complexas, que passavam do entendimento das pessoas comuns na época de seus surgimentos. A lenda do Minotauro, surgiu na Grécia Antiga para explicar a invasão dos aqueus à Ilha de Creta. 




O Minotauro era uma monstruosa criatura, misto de homem e touro, que habitava um labirinto subterrâneo sob o palácio do rei Minos, em Creta. Esse terrível monstro era filho de um touro místico ( lendário ) com a rainha de Creta, Pasífae, esposa do rei Minos, de Creta.


Ruínas do Palácio de Cnossos, na ilha de Creta

Como isso aconteceu?

Segundo a lenda da mitologia grega, Poseidon, deus do mar, enviou a Minos, rei de Creta, um touro branco que deveria ser sacrificado em sua honra.  Deslumbrado com a beleza do animal, o monarca guardou-o para si. Em punição à Minos, Poseidon despertou na rainha Pasífae uma doentia paixão pelo animal e dessa paixão nasceu a monstruosa criatura, com corpo perfeito de homem e cabeça de touro selvagem, que se alimentava de carne humana.


Poseidon, deus dos mares

Esse terrível monstro foi preso pelo rei Minos em um grande labirinto subterrâneo, construído por Dédalo e Ícaro, a mando do rei Minos, o famoso Palácio de Cnossos. Dizia-se que desse labirinto ninguém conseguia sair, pois era impossível achar a saída.

Vitoriosos na guerra contra Atenas, os cretenses exigiram que a cidade enviasse todos os anos sete moças e sete rapazes atenienses para acalmar a fome do Minotauro. Quando os atenienses se preparavam para pagar pela terceira vez o imposto à Creta, Teseu, filho do rei de Atenas, ofereceu-se como voluntário para matar o Minotauro. Teseu prometeu a seu pai que, se você voltasse são e salvo, trocaria a vela negra do navio por uma branca. Assim, vendo o barco, seu pai Egeu de longe ficaria sabendo que Teseu estava vivo. 



Em Creta, a filha do rei Minos, Ariadne, apaixonou-se e secretamente lhe deu um novelo de linha para que ele fosse desenrolando no labirinto e, assim, conseguisse achar o caminho de volta. Teseu lutou bravamente com o touro, conseguiu matá-lo e sair do labirinto, inferindo-lhe uma fulminante punhalada que levou a criatura à morte. Com isso, o rei Minos foi derrubado do trono e Teseu ficou conhecido como herói em todo mundo grego.

Ao retornar para Atenas, Teseu esqueceu o que havia prometido a seu pai: trocar as velas negras pelas brancas. Egeu, rei de Atenas, desesperado acreditando que seu filho havia morrido, atirou-se no mar. Egeu, deu nome ao mar que banha o Leste da Grécia – Mar Egeu.


Para saber mais sobre a lenda do Minotauro produzido pelo History Channel. Além de conhecer mais detalhes sobre a lenda, especialistas fazem uma análise bem interessante sobre o mito a partir dos aspectos culturais e históricos da Grécia Antiga. 



quarta-feira, 5 de agosto de 2015

7º Ano - O Islã (Revisão)




Para ajudá-los na compreensão sobre o Islã, segue a apresentação abaixo. Além dela, assistam novamente o vídeo que vimos em sala de aula. Essas duas ferramentas ajudarão vocês a estudarem e realizarem a atividade que será apresentada na próxima aula. 


APRESENTAÇÃO  - O ISLÃ




VÍDEO GRANDES CIVILIZAÇÕES - O ISLÃ

Parte 1



Parte 2


6º Ano - Introdução ao Estudo da Grécia Antiga




Seguem os slides que utilizamos em sala de aula para introduzir nossos estudos sobre a Grécia Antiga.





domingo, 2 de agosto de 2015

6º Ano - A Grécia Antiga




Estamos de volta após alguns dias de descanso.

Neste 3º bimestre, o tema das nossas aulas do 6º ano será a Grécia Antiga. A importância de se conhecer a Grécia da Antiguidade, isto é, a sociedade grega que se desenvolveu entre 2000 a.C. e 500 a.C.,  é que a herança de sua cultura atravessou os séculos, chegando até os nossos dias. Foram influências no campo da filosofia, das artes plásticas, da arquitetura, do teatro, enfim, de muitas idéias e conceitos que deram origem às atuais ciências humanas, exatas e biológicas.

A Grécia Atual

Falamos em Grécia Antiga porque não devemos confundir a Antiguidade grega com o país Grécia que existe hoje, como mostra o mapa acima. A Grécia Antiga não formava uma nação única, mas era composta de várias cidades que tinham suas próprias organizações sociais, políticas e econômicas. E apesar dessas diferenças, os gregos tinham uma só língua, que mesmo com seus dialetos, podia ser entendida pelos povos das várias regiões que formavam a Grécia. Esses povos tinham também a mesma crença religiosa e compartilhavam diversos valores culturais.



A Grécia da Antiguidade


Espero que vocês gostem dos conteúdos e atividades que serão desenvolvidas ao longo do bimestre. Aqui no blog vocês poderão encontrar material extra e poderão acompanhar os trabalhos produzidos por todas as turmas do 6º ano durante o bimestre.

Sejam novamente bem vindos !!

Professora Patrícia

7º Ano - A formação dos Estados Europeus na Idade Moderna




Monalisa - Leonardo Da Vince



Estamos de volta!! E com muitos assuntos novos para aprender e estudar.

Neste 3º bimestre, entramos na Idade ModernaO termo Idade Moderna, apesar de identificar algo novo ou atual, não se refere aos nossos tempos, ao século XXI. Ele se refere, historicamente, ao período compreendido entre os séculos XV e XVIII e foram os europeus desse tempo que se autodenominaram modernos.

Para alguns historiadores, a Idade Moderna foi um grande período de transição do mundo medieval feudal para o mundo capitalista e burguês, o qual se inaugurou no final do século XVIII e início o século XIX.
Nessa nova etapa dos nossos estudos, veremos a Europa fragmentada da Idade Média centralizar-se novamente em Estados centralizados. Conversaremos sobre a tendência da concentração de poderes neste período, onde os monarcas se esforçaram para reinar de forma absoluta
E também veremos que esse período da história foi marcado por um grande movimento cultural que deixou como legado importantes e famosas obras de arte e literatura que conhecemos hoje.

Ficou curioso para saber o que a Monalisa está fazendo aqui, ilustrando esse post? Então, venha embarcar nessa viagem através da História e logo saberá! Sejam bem-vindos e aproveitem!

Professora Patrícia