sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Dica de leitura: Isaac Newton e sua maçã






Na postagem do dia 14 de abril de 2014, eu passei uma dica de leitura super bacana: o livro Isaac Newton e sua maçã. Hoje volto a falar do assunto para avisa-lós, alunos da Escola Almirante Tamandaré, que a Sala de Leitura da nossa escola possui um exemplar deste livro!


Como vocês já devem estar sabendo, a nossa Sala de Leitura está sendo reorganizada e em breve iremos retornar com a atividade de empréstimos aos alunos e professores. E vocês terão a oportunidade de pegar este livro emprestado e saborear uma leitura que contém uma história rica em conhecimento e também muito divertida.

Ficou curioso? Quer saber mais sobre o livro? Leia a postagem sobre ele clicando no link abaixo:


Boa leitura e bom fim de semana!

domingo, 28 de setembro de 2014

Dica de site - Portal Casa do Rio de Janeiro






A dica de hoje é o site Casa do Rio de Janeiro que conta a história dos serviços públicos urbanos da cidade desde de 1565. Nele é possível passear virtualmente pelo Largo da Carioca, área central da cidade, no período de 1608 até 1999, e ver que naquela região havia uma grande lagoa onde hoje estão construídos altos edifícios.


Na sessão Moradia Carioca, o internauta tem a possibilidade de conhecer os diversos tipos de habitação que existiram no Rio de Janeiro, inclusive as choupanas feitas de sapé que ocupavam a cidade no século XVI.


Espero que gostem!
Para acessar o site, basta clicar na imagem acima.

Afinal, porque estudamos as civilizações antigas ?




Essa tem sido uma pergunta bastante frequente durante nossas aulas e conversas sobre o estudo dos povos da Antiguidade, principalmente dos povos da Mesopotâmia, que tem sido objeto de nossos estudos.

Porque estudamos povos que estão distantes da nossa realidade tanto em termos geográficos como em relação ao tempo?

Para responder essa questão, trouxe um trecho do livro do Professor Marcelo Rede, da Universidade de São Paulo.


“Conhecendo mais sobre essas sociedades do passado, sobre seus hábitos estranhos e seus modos de vida tão diferentes dos nossos, você não só ganhará informações, como também se acostumará a interpretar as diversas culturas e a perceber que elas são como são por causa de muitos fatores, que agem em conjunto e nem sempre são visíveis, e que elas não são uma obra do destino, mas uma construção dos homens. Isso poderá ajudá-lo a compreender melhor as sociedades humanas...inclusive a sua.”  (REDE, Marcelo. A Mesopotâmia. São Paulo: Saraiva, 2002, p.6).




E aproveitando a ocasião, recomendo a leitura do livro de onde esse trecho foi retirado. Você terá a oportunidade de se aprofundar e aprender um pouco mais sobre essa sociedade tão fascinante.

Boa leitura!