sábado, 19 de abril de 2014

Todo dia é Dia de Índio!

 

 
Hoje, dia 19 de abril, comemora-se o Dia do Índio. A data foi criada pelo presidente Getúlio Vargas, em 1943, e tem como função relatar os direitos indígenas e lembrar sobre a importância que eles tem para nossa história. 

Ainda há muito desconhecimento acerca da vida, culturas e situação das populações indígenas no país. Os índios vem, desde o período da chegada dos europeus, enfrentando ataques e invasões às suas terras, discriminação e todo o tipo de preconceito. Na maioria das vezes, as comemorações pelo dia do índio fazem referências a estes personagens como se eles pertencessem a um passado muito distante de nós. Mas, ao contrário, as populações indígenas do Brasil estão no presente, cada dia mais conscientes de seus direitos e lutando fortemente para garantia dos mesmos.
 
Uma arma importante contra o preconceito e a discriminação é o conhecimento. Por isso, neste Dia do Índio de 2014, deixo indicado aqui alguns sites e textos onde vocês podem buscar informações e conhecer um pouco mais sobre as populações indígenas do Brasil, o que os índios pensam de si mesmos e do mundo que os cerca.
 
Que possamos nos lembrar sempre que todo dia é Dia de Índio!


 
 
Marcos Tupã - Dia do índio para quem?
 
 
Site Povos Indígenas do Brasil - ISA
 
 
Museu do Índio/RJ
 
 
Projeto Vídeo nas Aldeias
 
 
Blog do Daniel Munduruku
 
 
Índios Online
 
 
Conselho Indígena Missionário
 
 
FUNAI


Vídeo "Eu sou indígena e estou na UNB"
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=StDeJ0jO52E&hd=1


Páginas no Facebook

Índio é nós
https://www.facebook.com/indioehnos?fref=ts

A educação superior indígena
https://www.facebook.com/AEducacaoSuperiorIndigena?fref=ts


segunda-feira, 14 de abril de 2014

Dica de Leitura - Isaac Newton e sua maçã

Você gosta de História? E de Matemática?
Se eu disser que existe um livro que mistura as duas coisas de uma maneira muito divertida, vocês acreditam?
 
Pois, podem acreditar! A dica de leitura de hoje é o livro biográfico de um dos mais brilhantes gênios da humanidade, Isaac Newton, importante cientista inglês que descobriu várias leis da física, entre elas, a lei da gravidade
 
Você sabe o que é um livro biográfico? É um livro que conta a história da vida de uma pessoa. De autoria de Kjartan Poskitt, nossa dica de leitura faz parte da Coleção Mortos de Fama, uma coleção infanto-juvenil que traz biografias de grandes nomes mundialmente conhecidos de diversas áreas. No Brasil, alguns livros da série foram publicados pela editora Cia. das Letras, mas muitos outros existem em língua inglesa.
 
O livro Isaac Newton e sua maçã  conta de uma maneira bem divertida a vida completa do cientista, mostra como foi sua adolescência, como ocorreram suas principais descobertas e como terminou a sua vida. O livro mistura humor, tirinhas e muita matemática e física. Mas isso é um caso a parte, porque dá perfeitamente para pular a parte matemática sem perder o conteúdo da história; muito embora o livro transcorra de forma tão bacana, que até cálculos mais complexos são ensinados de forma bem simples tornando tudo muito prazeroso!
 
Se vocês quiserem "experimentar" o livro, basta clicar na imagem da capa e terão acesso a alguns capítulos disponibilizados pela editora. Se gostarem, procurem um exemplar na biblioteca da sua escola ou numa biblioteca pública mais próxima.
 
Boa leitura!
 
 
 
http://www.companhiadasletras.com.br/trechos/11370.pdf
 
 
 
 


domingo, 13 de abril de 2014

Iluminismo - Jogo da Memória

Quer aprender sobre os filósofos iluministas e suas principais ideias de uma maneira divertida? É só entrar no site indicado abaixo e jogar o Jogo da Memória do Iluminismo!
 
Cliquem na imagem para acessar o jogo e divirtam-se!
 
 
 
http://www.noas.com.br/ensino-fundamental-2/historia/jogo-da-memoria-iluminismo/