sábado, 20 de setembro de 2014

Dica de Leitura: D. João Carioca







A dica de leitura de hoje é o livro D. João Carioca: a Corte portuguesa chega ao Brasil (1808-1821), escrito pela historiadora Lilia Moritz Shcwarcz e ilustrado pelo cartunista Spacca. Através da linguagem dos quadrinhos, o livro reconta a história da vinda de Dom João VI ao Brasil e sua permanência, mesmo depois de passadas as causas que deram motivo à sua fuga de Portugal.


Sinopse do livro (retirado do site da Editora Cia das Letras):

Há quem diga que d. João gostou tanto do Brasil que por aqui foi ficando. Mesmo depois que os franceses foram expulsos de Portugal, que aconteceu o Congresso de Viena, que a paz foi decretada e a guerra chegou ao fim, o prícipe português preferiu não voltar a ocupar o seu trono em Portugal. Na nova capital do Império, sediada no Rio de Janeiro, o príncipe regente reproduziu a pesada estrutura portuguesa, criou instituições e escolas, fundou jornais e o Banco do Brasil. Além do mais, encontrou um belo lugar para morar - a Quinta da Boa Vista -, onde ficava, sobretudo, apartado da esposa, Carlota Joaquina, que vivia em Botafogo. 
Esqueceu da guerra, sarou da gota e aproveitou o clima e as frutas dos trópicos. Acomodou-se de tal maneira que virou um "João carioca" - personagem popular de nossa história e cuja passagem pelo Brasil completa duzentos anos em 2008. Para lembrar dessa data especial, o cartunista Spacca e a historiadora Lilia Moritz Schwarcz narram a aventura da casa real que atravessa o oceano e pela primeira vez governa um império a partir de sua colônia americana. 


A Sala de Leitura da nossa escola possui um exemplar deste livro!
Aproveite para saber um pouco mais sobre esse importante momento da nossa história de uma maneira bem divertida.

Boa leitura!

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Dica de leitura: A epopeia de Gilgamesh



A Epopeia de Gilgamesh é uma fantástica lenda dos povos sumérios. Considerada a obra literária mais antiga criada pelos seres humanos, ela é composta por doze cantos com cerca de 300 versos cada um.

A lenda conta a história de Gilgamesh, rei sumério e fundador da cidade de Uruk que governou a região por volta do ano 2.700 a.c. Esta epopeia é conhecida graças à descoberta de uma placa de argila escrita em caracteres cuneiformes em ruínas da região mesopotâmica, sendo traduzida por volta de 1890 d.d.

Como já vimos nas nossas aulas, a região que compreendia a Suméria se estendia do centro sul da Mesopotâmia como pode ser vista no mapa abaixo. Não se sabe ao certo quando foi que os sumérios se estabeleceram nestas terras, mas pesquisas arqueológicas indicam o estabelecimento de cidades a pelo menos uns 5000 a.C.


Em laranja, a localização da Suméria, no território da antiga Mesopotâmia. Hoje, a região pertence ao sul do atual território do Iraque.

Para os historiadores, a história de Gilgamesh possibilita não somente entender os costumes dos povos desta época, como também compreender a visão de mundo que eles tinham, já que Gilgamesh viaja por muitos lugares. Além disso, nos ajuda a entender alguns aspectos da religião suméria e alguns aspectos de ordem política e social, já que desbravando os versos do poema, pode-se retirar uma análise da sociedade daquela época. 

A Sala de Leitura da nossa escola possui os três volumes da trilogia A Epopeia de Gilgamesh. Dê uma passada por lá e aproveite para conhecer um pouco mais dessa interessante e emocionante história da antiguidade.

Segue uma pequena sinopse de cada livro:


Volume 1 - Rei Gilgamesh



Este volume conta sobre a construção da muralha da cidade de Uruk pelo rei Gilgamesh.


Volume 2 - A vingança de Ishtar




Neste segundo volume, Gilgamesh e seu amigo Enkidu saem em busca do monstro Humbaba para vingar a morte da doce Shamhat. Tudo vai bem até aparecer a temerosa Ishtar.


Volume 3 - A última busca de Gilgamesh



O último volume da trilogia, conta o episódio em que o rei parte de Uruk em busca do segredo da imortalidade.


Boa leitura!

Dica de vídeo - Grandes Civilizações: Mesopotâmia



Aí está o vídeo que assistimos na sala sobre a Mesopotâmia.

Chamada de Grandes Civilizações, essa série tem vídeos sobre outros povos e civilizações antigas como os egípcios, hebreus, chineses, indianos e outros. Assistam !!