sexta-feira, 9 de agosto de 2013

XVI Bienal do Livro


 

 
 
Entre os dias 29 de Agosto e 08 de Setembro acontece a XVI Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro
 
A Bienal do Livro é um dos maiores eventos literários do país, onde os leitores tem a oportunidade de se aproximarem de seus autores favoritos, além de conhecer muitos outros. Durante os dias do evento, acontecem diversos debates e bate-papos com personalidades culturais e diversas atividades recreativas que promovem a leitura.

A Bienal acontece no Rio Centro - Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca.
Preços dos Ingressos - R$ 14,00
Meia entrada para estudantes - R$ 7,00
Para maiores informações, acessem o site:

http://www.bienaldolivro.com.br/
 
 

7º, 8º e 9º Ano - Descritores de História - 3º Bimestre

Seguem as tabelas com os descritores e habilidades a serem desenvolvidas na disciplina de História durante o 3º Bimestre.
 
A tabela está organizada da seguinte maneira:
  • as duas primeiras colunas indicam a habilidade e descritor a serem desenvolvidos;
  • a terceira coluna indica o CONTEÚDO, isto é, a matéria de História que vocês precisam estudar para desenvolver a habilidade/descritor;
  •  a quarta coluna indica a aula da Educopédia que trata do conteúdo recomendado;
  • a quinta coluna indica em quais páginas do Caderno Pedagógico está o conteúdo recomendado;
  • a sexta coluna indica que o conteúdo a ser estudado exige algum pré-requisito, isto é, o conhecimento prévio de algum outro conteúdo. Se for o caso, há nesta coluna a indicação da aula da Educopédia que precisa ser revista antes de estudar o conteúdo do bimestre.
Utilize esta tabela e suas informações para o planejamento semanal de estudos de vocês. Ao longo das semanas, outros materiais de estudo serão postados no blog para ajuda-los no desenvolvimento das habilidades.
 
Bom estudo!
 
 

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Exercícios de Revisão de História - 9º Ano

As habilidades de História do 3º Bimestre exigem conhecimento de prévio de algumas habilidades desenvolvidas no 2º Bimestre. Por este motivo, antes de dar início às novas habilidades, recomendo que os alunos do 9º ano façam uma revisão de alguns conteúdos a saber: A primeira República no Brasil  (Educopédia - Aula 1 - a partir da Atividade 14).
 
Além disso, façam a lista de exercícios proposta abaixo, a fim de esclarecerem dúvidas que ainda tenham.
 
 
 

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

8º Ano - Exercícios de Revisão de História

As habilidades de História do 3º Bimestre exigem conhecimento de prévio de algumas habilidades desenvolvidas no 2º Bimestre. Por este motivo, antes de dar início às novas habilidades, recomendo que os alunos do 8º ano façam uma revisão de alguns conteúdos a saber: A era Napoleônica (Educopédia - Aula 14) e O liberalismo (Educopédia - Aula 2).
Além disso, façam a lista de exercícios proposta abaixo, a fim de esclarecerem dúvidas que ainda tenham.






terça-feira, 6 de agosto de 2013

Exercícios de Revisão de História - 7º Ano

As habilidades de História do 3º Bimestre exigem conhecimento de prévio de algumas habilidades desenvolvidas no 2º Bimestre. Por este motivo, antes de dar início às novas habilidades, recomendo que os alunos do 7º ano façam uma revisão de alguns conteúdos a saber: A formação dos Estados Modernos: Portugal e Espanha (Educopédia - Aula 15) e O mercantilismo (Educopédia - Aula 16).
Além disso, façam a lista de exercícios proposta abaixo, a fim de esclarecerem dúvidas que ainda tenham.
 
 
 


segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Planejamento Semanal de Estudos

Bom dia!
 
Desejo a todos vocês uma semana bastante produtiva.

Começaremos nessa semana o nosso Planejamento Individual Semanal de Estudos. Ele será nosso guia e servirá de orientação para o cumprimento das habilidades a serem desenvolvidas no bimestre.

Segue abaixo o modelo da nossa planilha que deverá ser preenchida. Cada um receberá, individualmente, orientações para preenche-la e para organizar seu plano de estudos semanal.