sábado, 20 de dezembro de 2014

Dica de leitura Especial de Férias - Espártaco e seus gloriosos gladiadores






O livro escolhido para indicar a vocês é esse da imagem aí de cima. De autoria do escritor Toby Brown, ele faz parte da Coleção Mortos de Fama, uma coleção infanto-juvenil que traz biografias de grandes nomes mundialmente conhecidos de diversas áreas e que já falamos aqui. 

Mas porque Espártaco pode ser considerado um Morto de Fama? Quem nos explica é o próprio autor do livro neste trecho:


"Ele não era rico, não foi rei, nem imperador, nem inventor, nem nada do tipo. Na real, Espártaco era apenas um escravo. Então por que é que 2 mil anos depois da sua morte seu nome inspirou filmes, livros e revoluções pelo mundo todo? Por que exatamente ele seria um morto de fama?
 
O.k., ele até que fez umas coisas legais. Mas na verdade ele não só enfrentou os romanos. Espártaco e seu exército de escravos libertos VENCERAM os romanos. Imagine a vergonha das tropas de choque romanas ao serem derrotadas por um bando de escravos sujismundos. Mas o pior de tudo era um gladiador ter liderado um exército de escravos. Para os romanos, os gladiadores eram a coisa mais baixa que podia haver no mundo. 
 

Os historiadores romanos gostavam de escrever sobre “Grandes Homens”. Escreveram muito sobre imperadores e generais romanos, mas os fatos mais bizarros de suas histórias foram pra debaixo do tapete. Um ou outro escreveu sobre Espártaco e seu exército de escravos... provavelmente tinham um pouco de vergonha da coisa toda. Salústio foi um dos historiadores que escreveu sobre Espártaco.

Ele era um adolescente quando Espártaco ainda lutava na arena. Para nossa felicidade, Salústio escreveu um relato detalhado da guerra dos escravos contra os romanos. Para nossa infelicidade, sobrou pouca coisa do que ele escreveu."


(BROWN, Tony. Espártaco e seus gloriosos gladiadores. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.)


Ficou interessado na história ? A dica é a seguinte: você pode tentar comprar o livro nas diversas livrarias ou sites que existem por aí. Ou então, procurar na Sala de Leitura da escola ou nas  bibliotecas públicas do seu bairro.

Para conhecer um pouco do livro você pode dar uma olhada no site da Editora Cia das Letras, que disponibilizou um trecho do livro para degustação. É só clicar na imagem da capa aí em cima. O livro não está totalmente disponível, apenas algumas páginas, mas vale a pena dar uma olhada. Quem sabe ele não se torna uma boa dica de presente de Natal ?


Boa leitura e boas férias!!
Professora Patrícia