segunda-feira, 6 de junho de 2016

6º Ano - Tesouros da Mesopotâmia: a cidade da Babilônia






O mundo em que vivemos nasceu na Mesopotâmia, há mais de 3.000 anos atrás. Início das primeiras cidades do mundo, a "terra entre rios" é o local de nascimento da escrita, das leis codificadas, do planejamento urbano, do comércio de longa distância e da construção de grandes impérios.






A Babilônia é uma das cidades mais importantes da Antiguidade. Sua localização é assinalada atualmente por uma região de ruínas a leste do rio Eufrates, a 90 km ao sul de Bagdá, no Iraque. A cidade foi a capital do Império Babilônico durante os milênios II e I a.C.  

A antiga cidade da Babilônia, no reinado de Nabucodonosor II, era uma maravilha aos olhos dos viajantes. "Além do tamanho - escreveu o historiador grego Heródoto, em 450 a.C - a Babilônia ultrapassa em esplendor qualquer cidade do mundo conhecida até hoje". 



Foi no reinado de Nabucodonosor que a Babilônia atingiu seu apogeu. O rei protegeu sua capital, Babilônia, com linhas de muralhas e um muro entre os rios Tigre e Eufrates, além de um imenso lago artificial que também protegia a cidade. 

Nabucodonosor também impulsionou o desenvolvimento arquitetônico com luxuosos palácios para os funcionários públicos.

Entre as obras que embelezaram a Babilônia e que ficaram particularmente famosas, estão os Jardins Suspensos da Babilônia   (terraços jardinados construídos em pátios elevados sustentados sobre colunas) e o zigurate de Marduk, um enorme templo que homenageava o deus com o mesmo nome. 

Jardins suspensos



Jardins suspensos

Zigurate de Marduk

Uma das mais belas construções de Nabucodonosor é o Portal de Ishtar. Construído com azulejos azuis brilhantes e portanto faixas de baixo relevo ilustrando dragões e leões, o portal homenageava a deusa do amor e da fertilidade. É o oitavo portal da cidade da Babilônia e através dele corria o Caminho de Procissão, lineado por paredes cobertas por leões em tijolos de vidro.


Portal de Ishtar


Caminho da procissão

Caminho da procissão



Caminho da procissão


Este vídeo do Youtube, utilizando informações históricas e arqueológicas e também uma certa liberdade artística, reconstrói as maravilhas de uma das cidades mais belas da antiga Mesopotâmia. Vale a pensa assistir.






CRÉDITOS DAS IMAGENS: As imagens apresentadas nest post foram criadas para a exposição "Mesopotâmia: inventando nosso mundo", do Museu Real de Ontário, Canadá. Elas podem ser encontradas no site http://www.kadingirra.com/index.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário