sábado, 8 de agosto de 2015

6º Ano - A lenda do Minotauro







As lendas, são histórias de caráter popular ou religioso que tem por objetivo a explicação de coisas complexas, que passavam do entendimento das pessoas comuns na época de seus surgimentos. A lenda do Minotauro, surgiu na Grécia Antiga para explicar a invasão dos aqueus à Ilha de Creta. 




O Minotauro era uma monstruosa criatura, misto de homem e touro, que habitava um labirinto subterrâneo sob o palácio do rei Minos, em Creta. Esse terrível monstro era filho de um touro místico ( lendário ) com a rainha de Creta, Pasífae, esposa do rei Minos, de Creta.


Ruínas do Palácio de Cnossos, na ilha de Creta

Como isso aconteceu?

Segundo a lenda da mitologia grega, Poseidon, deus do mar, enviou a Minos, rei de Creta, um touro branco que deveria ser sacrificado em sua honra.  Deslumbrado com a beleza do animal, o monarca guardou-o para si. Em punição à Minos, Poseidon despertou na rainha Pasífae uma doentia paixão pelo animal e dessa paixão nasceu a monstruosa criatura, com corpo perfeito de homem e cabeça de touro selvagem, que se alimentava de carne humana.


Poseidon, deus dos mares

Esse terrível monstro foi preso pelo rei Minos em um grande labirinto subterrâneo, construído por Dédalo e Ícaro, a mando do rei Minos, o famoso Palácio de Cnossos. Dizia-se que desse labirinto ninguém conseguia sair, pois era impossível achar a saída.

Vitoriosos na guerra contra Atenas, os cretenses exigiram que a cidade enviasse todos os anos sete moças e sete rapazes atenienses para acalmar a fome do Minotauro. Quando os atenienses se preparavam para pagar pela terceira vez o imposto à Creta, Teseu, filho do rei de Atenas, ofereceu-se como voluntário para matar o Minotauro. Teseu prometeu a seu pai que, se você voltasse são e salvo, trocaria a vela negra do navio por uma branca. Assim, vendo o barco, seu pai Egeu de longe ficaria sabendo que Teseu estava vivo. 



Em Creta, a filha do rei Minos, Ariadne, apaixonou-se e secretamente lhe deu um novelo de linha para que ele fosse desenrolando no labirinto e, assim, conseguisse achar o caminho de volta. Teseu lutou bravamente com o touro, conseguiu matá-lo e sair do labirinto, inferindo-lhe uma fulminante punhalada que levou a criatura à morte. Com isso, o rei Minos foi derrubado do trono e Teseu ficou conhecido como herói em todo mundo grego.

Ao retornar para Atenas, Teseu esqueceu o que havia prometido a seu pai: trocar as velas negras pelas brancas. Egeu, rei de Atenas, desesperado acreditando que seu filho havia morrido, atirou-se no mar. Egeu, deu nome ao mar que banha o Leste da Grécia – Mar Egeu.


Para saber mais sobre a lenda do Minotauro produzido pelo History Channel. Além de conhecer mais detalhes sobre a lenda, especialistas fazem uma análise bem interessante sobre o mito a partir dos aspectos culturais e históricos da Grécia Antiga. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário