segunda-feira, 21 de setembro de 2020

8º e 9º Ano - Dialogando sobre consumismo - Ser ou Ter: eis a verdadeira questão (Parte 1)

 



A sociedade em que vivemos atualmente é regida pelo sistema capitalista, que cria e recria  necessidades a todo instante, a fim de promover a cultura consumista. E nesse processo capitalista, irracional, o indivíduo torna-se um disseminador do consumismo. Assim, adentramos uma “nova era”, a da sociedade do espetáculo, onde não existe mais espaço para o homem existencial, apenas para a valorização da imagem, onde o mais importante é “parecer”, ou seja, ostentar. 

É uma falsa ideia de que felicidade e satisfação vêm, puramente, da aquisição de bens de consumo. Mas atenção, a realidade nos mostra o contrário, as pessoas parecem cada vez mais descontentes e infelizes, a procura de algo novo que lhes traga satisfação, consumindo sem priorizar a necessidade, num ciclo, sem fim, de adquirir, descartar e substituir. E enquanto o indivíduo se preocupa em ser diferente, ser notado, em adquirir produtos supérfluos ditados pela moda, pois estes lhe conferem conforto, status e identidade, mais se afastam do mundo real e entram no mundo da fantasia.

A proposta dessa atividade é discutir as consequências da ideologia de consumo na sociedade como um todo e como ela afeta as pessoas que, numa “corrida” pela inclusão social, idealizam modelos de vida incompatíveis a sua realidade social, o que resulta numa série de consequências, dentre elas os desencontros e frustrações.

A atividade será dividida em TRÊS PARTES:

a) PARTE 1: iremos identificar como a ideologia capitalista funciona e como nos tornamos uma sociedade de consumo. 

b) PARTE 2: iremos refletir sobre influência do consumismo na sociedade e como ele contribui para a formação da identidade das pessoas

c) PARTE 3: iremos identificar os  truques/estratégias usados pelo comércio para atrair a atenção dos consumidores e fazer com que consumam cada vez mais. 

* ESSA ATIVIDADE CORRESPONDE A PARTE 1*

Como vocês já sabem a atividade está disponível na PLATAFORMA TEAMS e através do link abaixo:


LINKhttps://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=9uE1lQaXt0yPI5WqOAmKuwQvKt9BkiBKhQSYO00JURlUNldWUFIwUVNBT1owRVpPSVFTSTVKUDJSUy4u

Nenhum comentário:

Postar um comentário