sexta-feira, 9 de setembro de 2016

6º Ano: A Mitologia grega




Mito, do grego, significa narrar, contar. No sentido figurado significa coisa inacreditável. Mito significa também personagem divinizado. Logia, do grego lógos, significa estudo, palavra, ciência.

Mitologia é o estudo das lendas, mitos, narrativas e rituais com que os povos adoravam seus deuses e heróis. 

Os Gregos eram politeístas, isto é, adoravam vários deuses, acreditando que esses deuses tinham forma humana, embora fossem mais belos e poderosos que os homens, imortais e possuidores de poderes mágicos.
A mitologia grega surgiu como uma tentativa para as explicações dos fenômenos naturais ou como garantia de vitória nas guerras, de boa colheita, sorte no amor, etc. 
Zeus era o senhor dos homens e supremo mandatário dos deuses que habitavam o monte Olimpo. Para obter as boas graças, os gregos homenageavam as poderosas criaturas com ritos, festas ou oferendas. Cada entidade representava as forças da natureza ou sentimentos humanos: Afrodite representava a beleza e o amor; Atena, a sabedoria; Ártemis, a lua; Dionísio, a festa, o vinho e o prazer; Deméter, a terra fértil; Febo, o sol; Hermes, o vento; Poseidon, os mares; etc. 


Os deuses gregos revelavam também qualidades e defeitos semelhantes aos dos seres humanos: apaixonavam-se, sofriam, conheciam aventuras e desventuras e os Gregos falavam deles como se fossem pessoas: contavam a história da sua vida, as suas lutas, sentimentos...

Além dos deuses, os gregos tinham muitos heróis, quase deuses, que eram capazes de vencer monstros, combater inimigos e realizar feitos impossíveis. Entre eles estão: Perseu, que matou a Medusa; Teseu, que matou o Minotauro; Aquiles, herói grego que lutou na guerra de Tróia; entre outros. 

Para conhecer mais sobre as histórias desses deuses e heróis da Grécia Aniga, você pode assistir os episódios da série Confronto dos deuses. Aqui segue alguns episódios para você viajar no mundo da mitologia grega. 

ZEUS



HADES



MINOTAURO



MEDUSA



HÉRCULES




Um comentário: