sábado, 19 de abril de 2014

Todo dia é Dia de Índio!

 

 
Hoje, dia 19 de abril, comemora-se o Dia do Índio. A data foi criada pelo presidente Getúlio Vargas, em 1943, e tem como função relatar os direitos indígenas e lembrar sobre a importância que eles tem para nossa história. 

Ainda há muito desconhecimento acerca da vida, culturas e situação das populações indígenas no país. Os índios vem, desde o período da chegada dos europeus, enfrentando ataques e invasões às suas terras, discriminação e todo o tipo de preconceito. Na maioria das vezes, as comemorações pelo dia do índio fazem referências a estes personagens como se eles pertencessem a um passado muito distante de nós. Mas, ao contrário, as populações indígenas do Brasil estão no presente, cada dia mais conscientes de seus direitos e lutando fortemente para garantia dos mesmos.
 
Uma arma importante contra o preconceito e a discriminação é o conhecimento. Por isso, neste Dia do Índio de 2014, deixo indicado aqui alguns sites e textos onde vocês podem buscar informações e conhecer um pouco mais sobre as populações indígenas do Brasil, o que os índios pensam de si mesmos e do mundo que os cerca.
 
Que possamos nos lembrar sempre que todo dia é Dia de Índio!


 
 
Marcos Tupã - Dia do índio para quem?
 
 
Site Povos Indígenas do Brasil - ISA
 
 
Museu do Índio/RJ
 
 
Projeto Vídeo nas Aldeias
 
 
Blog do Daniel Munduruku
 
 
Índios Online
 
 
Conselho Indígena Missionário
 
 
FUNAI


Vídeo "Eu sou indígena e estou na UNB"
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=StDeJ0jO52E&hd=1


Páginas no Facebook

Índio é nós
https://www.facebook.com/indioehnos?fref=ts

A educação superior indígena
https://www.facebook.com/AEducacaoSuperiorIndigena?fref=ts


Nenhum comentário:

Postar um comentário