Como você já sabe, a atividade está disponível na PLATAFORMA TEAMS ou através do link:
Boa semana de estudos!
Como você já sabe, a atividade está disponível na PLATAFORMA TEAMS ou através do link:
Boa semana de estudos!
Olá, alunos do 8º e 9º Ano!
Nessa semana, faremos a terceira e última parte da nossa discussão sobre CONSUMISMO. Na atividade da semana passada, refletimos sobre a influência do consumismo na sociedade e como ele contribui para a formação da identidade das pessoas.
Nessa terceira parte da atividade, a proposta é identificar os truques/estratégias usados pelo comércio para atrair a atenção dos consumidores e fazer com que consumam cada vez mais.
Como vocês já sabem, a atividade está disponível na PLATAFORMA TEAMS e também no link.
Boa semana!
Olá, alunos do 8º e 9º Ano!
Nessa semana, daremos continuidade à discussão sobre CONSUMISMO. Na atividade da semana passada, refletimos sobre como funcionam as estratégias do capitalismo e como nos tornamos uma sociedade de consumo.
Nessa segunda parte da atividade, a proposta é refletir sobre influência do consumismo na sociedade e como ele contribui para a formação da identidade das pessoas.
Como vocês já sabem, a atividade está disponível na PLATAFORMA TEAMS e também no link.
Boa semana de estudos!
A sociedade em que vivemos atualmente é regida pelo sistema capitalista, que cria e recria necessidades a todo instante, a fim de promover a cultura consumista. E nesse processo capitalista, irracional, o indivíduo torna-se um disseminador do consumismo. Assim, adentramos uma “nova era”, a da sociedade do espetáculo, onde não existe mais espaço para o homem existencial, apenas para a valorização da imagem, onde o mais importante é “parecer”, ou seja, ostentar.
É uma falsa ideia de que felicidade e satisfação vêm, puramente, da aquisição de bens de consumo. Mas atenção, a realidade nos mostra o contrário, as pessoas parecem cada vez mais descontentes e infelizes, a procura de algo novo que lhes traga satisfação, consumindo sem priorizar a necessidade, num ciclo, sem fim, de adquirir, descartar e substituir. E enquanto o indivíduo se preocupa em ser diferente, ser notado, em adquirir produtos supérfluos ditados pela moda, pois estes lhe conferem conforto, status e identidade, mais se afastam do mundo real e entram no mundo da fantasia.
A proposta dessa atividade é discutir as consequências da ideologia de consumo na sociedade como um todo e como ela afeta as pessoas que, numa “corrida” pela inclusão social, idealizam modelos de vida incompatíveis a sua realidade social, o que resulta numa série de consequências, dentre elas os desencontros e frustrações.
A atividade será dividida em TRÊS PARTES:
a) PARTE 1: iremos identificar como a ideologia capitalista funciona e como nos tornamos uma sociedade de consumo.
b) PARTE 2: iremos refletir sobre influência do consumismo na sociedade e como ele contribui para a formação da identidade das pessoas
c) PARTE 3: iremos identificar os truques/estratégias usados pelo comércio para atrair a atenção dos consumidores e fazer com que consumam cada vez mais.
* ESSA ATIVIDADE CORRESPONDE A PARTE 1*
Como vocês já sabem a atividade está disponível na PLATAFORMA TEAMS e através do link abaixo:
Com certeza você tem ouvido falar muito sobre notícias falsas, as famosas fake news, correto? Afinal, vivemos numa avalanche de informações a cada segundo. O mundo inteiro está a um clique de distância. No celular, o whatsapp está o tempo todo alerta, com mensagens de amigos e de grupos sobre diversos temas; no Facebook, o painel de novidades – o newsfeed – está repleto de vídeos, notícias urgentes, postagens de páginas que você curte e comentários fazendo juízos de valor sobre qualquer assunto. Em meio a todo esse cenário, às vezes é difícil saber o que é verdadeiro ou não.
Nos últimos tempos, houve um aumento de notícias falsas, as famosas fake news, em inglês. Quantas vezes você sai falando sobre uma matéria de jornal e, na verdade, só leu a manchete? Quantas vezes você checa a informação que um colunista do qual você gosta publicou? Quantas vezes você assiste a um vídeo polêmico e o compartilha com seus amigos? Vamos conversar sobre o nosso mundo da (des)informação?
Nessa atividade, iremos conhecer um pouco mais sobre as fake news e como podemos combatê-la. Ela está disponível na PLATAFORMA TEAMS e também no link abaixo:
Bons estudos!
Olá, queridos alunos do 8º e 9º ano!
Feriadão já passou e mais uma semana de atividades se inicia. Espero que tenham aproveitado e que tenham voltado com todo gás para darmos continuidade às nossas atividades.
Aprender a interpretar símbolos torna-se cada dia mais importante afinal, vivemos na era da tecnologia um tempo em que as informações são constantes, e a todo momento somos bombardeados por notícias e imagens de todos cantos do mundo.
O trabalho com imagens exige um olhar apurado aos detalhes, a busca por compreender as representações ali propostas e por perceber que as imagens implicam uma série de intenções e objetivos quando são construídas, em diferentes suportes (pinturas, desenhos, propagandas, fotografias pensadas para atingirem um grande número de pessoas). Mas as imagens só se realizam quando são “olhadas”, vistas e analisadas, consumidas por alguém. Quem olha a imagem participa assim de seu processo de construção.
A proposta dessa atividade é trabalhar com um instrumento que é muito importante para os historiadores: analisar e compreender imagens, observando seus detalhes e tirando conclusões a partir delas. Além disso, as imagens apresentadas nessa tarefa servem como ponto de partida para pesquisas mais aprofundadas, contribuindo para ampliar seus conhecimentos.
Nesta tarefa, cobrimos diferentes linguagens (mapa, aquarela e fotografia) e diferentes períodos (séculos XVI, XX e XXI).
Como vocês já sabem, a atividade está disponível na PLATAFORMA TEAMS e também no link abaixo:
Boa semana de estudos!
Olá, queridos alunos!
Mais uma semana produtiva que se inicia! Espero que estejam todos se cuidando, usando máscaras, lavando as mãos e usando álcool gel e, principalmente, respeitando o isolamento social. Apesar da aparente normalidade, a pandemia ainda não acabou! Então, é preciso se cuidar.
Nessa semana, nossa atividade será refletir sobre o Direito à Educação como um Direito Humano. Para ajudar nessa reflexão, além de textos e vídeos, vamos conhecer a história da ativista Malala Yousafzai através da leitura de um livro muito bacana.
Como vocês já sabem, a atividade está disponibilizada na PLATAFORMA TEAMS (se você ainda não tem seu e-mail e senha RioEduca, dá uma olhada no Facebook da escola para saber como descobrir). Também pode acessar através do link abaixo:
Bons estudos!
Olá, alunos do 8º e 9º Ano!!
O semestre está a todo vapor! Espero que estejam bem e animados para nossa atividade da semana, que envolve a leitura e interpretação do livro "Rômulo e Júlia: os caras pintadas". Os personagens são dois adolescentes que se conhecem durante uma manifestação dos Caras Pintadas e se apaixonam. E junto com a paixão surgem revelações perturbadoras.
Iremos, através desta leitura, conhecer um pouco sobre um acontecimento que marcou a História do Brasil - o Movimento dos Caras Pintadas - que ocorreu em 1992 quando milhares de estudantes saíram às ruas de preto com os rostos pintados de verde e amarelo. Eles pediam o impeachment do então presidente do Brasil, Fernando Collor de Mello.
Ficou curioso em saber por que a história de Rômulo e Júlia envolve um mistério e que foi o Movimento dos Caras Pintadas?
É só acessar o link abaixo e você vai saber tudo! A atividade também está disponível na Plataforma Teams.
LINK
Bons estudos e boa semana!
A ONHB é uma olimpíada de conhecimento elaborada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e o objetivo é estimular o estudo da disciplina de História. Ela é um excelente recurso de estudo, pois diferentemente das atividades tradicionais o aluno não precisa ter conhecimento prévio dos assuntos e sim realizar pesquisas para respondê-las.
Nessa semana, a nossa proposta é tentar resolver as questões da 1ª Fase da 8ª ONHB. A prova é composta de 10 questões de múltipla escolha e 1 tarefa (essa atividade inclui apenas as questões. Faremos as tarefas em outro momento quando revolvermos as questões da 2ª fase).
FORMATO DAS QUESTÕES:
a) As questões possuem MAIS DE UMA RESPOSTA POSSÍVEL e recebem pontuações diferentes conforme a complexidade da resposta ( de 0 a 5 pontos). Apenas 1 resposta está ERRADA e recebe pontuação 0.
b) As questões são acompanhadas de documentos históricos que fornecem pistas, mas não respostas. Além de ler e analisar cuidadosamente os documentos disponibilizados, vale pesquisar em livros, revistas, internet, consultar o professor e colegas.
Você tem 1 SEMANA para realizar e devolver a atividade. Preste atenção ao prazo de envio!
* Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail p.grigorio@rioeduca.net ou no Mural do Teams.
Responderei o mais rápido possível.
A atividade também está disponível na Plataforma Teams. Clique no link abaixo para acessá-la pelo formulário do Microsoft Forms.
LINK