O documentário "Pro dia nascer feliz" (2007), dirigido por João Jardim, aborda o sistema educacional brasileiro, descrevendo realidades escolares de diferentes contextos sociais, econômicos e culturais. O documentário é construído a partir de diversos olhares sobre as realidades que constituem a estrutura educacional, seja do ponto de vista da instituição, do aluno, do professor e da família. Propõe, ainda, demonstrar o abismo existente entre as escolas públicas e privadas e a relação do adolescente com a escola focando a desigualdade social e a banalização da violência.
O documentário deixa transparecer a personalidade dos jovens da atualidade, retratando sonhos e expectativas de educandos de 13 a 17 anos, estudantes ricos e pobres elucidando um painel sociocultural da educação no Brasil. Dando fundamentação a essa abordagem, estão os depoimentos de pais, alunos e professores.
Este vídeo vai muito além do entretenimento. Ele é inovador, visto que nos apresenta "realidades" pouco difundidas nos meios de comunicação de massa.
Desta maneira, levando em consideração a proporção continental de nosso país, é pertinente perguntar-nos: em que "Brasil" nós vivemos? É possível ascender socialmente através da educação se os reais indicadores educacionais são camuflados? Afinal de contas, quem são os grandes beneficiados com o sucateamento do sistema educacional? Se existe verba para investimento neste setor, pra onde ela vai? Ou seria melhor perguntar: ela vai para o bolso de quem? Pena que essas e outras perguntas tão pertinentes nunca são respondidas.
Com vocês, Pro dia nascer feliz.
(clique na imagem para assistir o filme)