sábado, 21 de dezembro de 2013

Filmes para conhecer criticamente a História - Parte 5

A partir de hoje, as dicas de filmes serão aqueles que tratam de temas ou personagens da História Mundial.
Divirtam-se!

HISTÓRIA ANTIGA

2 -  ATILA, O HUNO





3 - GLADIADOR (2000)

O grande general romano Maximus, mais uma vez, conduziu as legiões à vitória no campo de batalha. Com a guerra ganha, Maximus sonha apenas em voltar ao lar para sua mulher e seu filho. Porém, o Imperador Marcus Aurelius, à beira da morte, tem mais uma missão para o general - passar-lhe o manto do poder. Com inveja de Maximus estar sendo favorecido pelo Imperador, o herdeiro do trono, Commodus, ordena sua execução - e a de sua família. Depois de escapar da morte, Maximus só consegue sobreviver tornando-se escravo e passa a treinar para ser gladiador na arena, onde sua fama cresce. Agora, de volta a Roma, sua intenção é vingar o assassinato de sua mulher e filho matando o novo Imperador Commodus. Maximus aprendeu que o único poder mais forte que o do Imperador é o desejo do povo, e ele sabe que só pode realizar sua vingança tornando-se o maior herói de todo Império

4- CLEÓPATRA (1963)

O filme narra a ascensão e o declínio de Cleópatra, rainha do Egito, sua luta para defender o império das ambições políticas e territoriais de Roma, e seu relacionamento com Júlio Cesar e Marco Antonio.


5 - SPARTACUS (1960)

Spartacus, nascido e criado escravo, é vendido para um treinador de gladiadores para disputar duelos mortais. Rebelde, consegue formar um grupo e libertar-se, tornando-se líder dos escravos e trazendo problemas a Roma.


6 - BEN-HUR (1959)

Em Jerusalém no início do século I vive Judah Ben-Hur (Charlton Heston), um rico mercador judeu. Mas, com o retorno de Messala (Stephen Boyd), um amigo da juventude que agora é o chefe das legiões romanas na cidade, um desentendimento devido a visões políticas divergentes faz com que Messala condene Ben-Hur a viver como escravo em uma galera romana, mesmo sabendo da inocência do ex-amigo. Mas o destino vai dar a Ben-Hur uma oportunidade de vingança que ninguém poderia imaginar.


IDADE MÉDIA


1 - O NOME DA ROSA


O enredo de O Nome da Rosa gira em torno das investigações de uma série de crimes misteriosos, cometidos dentro de uma abadia medieval. Com ares de Sherlock Holmes, o investigador, o frade franciscano Guilherme de Baskerville, assessorado pelo noviço Adso de Melk, vai a fundo em suas investigações, apesar da resistência de alguns dos religiosos do local, até que desvenda que as causas do crime estavam ligadas a manutenção de uma biblioteca que mantém em segredo obras apócrifas, obras que não seriam aceitas em consenso pela igreja cristã da Idade Média.





2 - JOANA D'ARC
O filme retrata a figura de Joana D'Arc, jovem de origem camponesa, que conseguiu exaltar o nacionalismo francês, na luta contra os ingleses durante a Guerra dos 100 Anos (1337-1453).





3 - O SÉTIMO SELO (1957)

Antonius Block retorna das cruzadas e encontra sua vila destruída pela peste negra. Depois disso passa a refletir sobre o sentido da vida, mas a Morte (Bengt Ekerot) aparece para levá-lo. Porém, Block se recusa a morrer sem ter entendido o sentido da vida e propõe um jogo de Xadrez, onde se ele ganhar continua a viver. Apesar de perder o jogo, a Morte continua a perseguí-lo enquanto viaja pela Suécia medieval.




IDADE MODERNA


1 - 1492. A CONQUISTA DO PARAÍSOostra vinte anos da vida de Cristóvão Colombo, desde quando se convenceu de que o mundera redondo, passando pelo empenho em conseguir apoio financeiro da Coroa Espanhola para sua expedição, o descobrimento da América, o comportamento que os europeus tiveram com os habitantes do Novo Mundo e a luta de Colombo para colonizar um continente que ele descobriu por acaso, além de sua velhice.

Clique na imagem para assistir ao filme




2 - LUTERO


O filme Lutero retrata a trajetória de Martim Lutero, o grande inspirador da reforma protestante que ocorreu no Século XVI. Lutero sempre alimentou o desejo de ser padre e se tornou doutor em teologia, mas a sua profunda religiosidade tomou caminhos revolucionários que confrontaram diretamente a Igreja Romana, então o poder absoluto daquela época.






3 - GIORDANO BRUNO

O filme mostra um dos episódios mais polêmicos da história: o processo e a execução do astrônomo, matemático e filósofo italiano Giordano Bruno (1548-1600), queimado na fogueira pela Inquisição por causa de suas teorias contrárias aos dogmas da Igreja Católica.





IDADE CONTEMPORÂNEA


1 - O ENCOURAÇADO POTEMKIN

O Filme retrata a Revolução de 1905 na Rússia Czarista. Em 1905, na Rússia czarista, marinheiros do navio Potemkin estão insatisfeitos com as condições de trabalho. Quando um grupo é condenado à morte após se recusar a comer carne podre, começa uma revolta contra o governo. Filme mudo baseado em fatos reais, “O Encouraçado Potemkin” é a obra mais célebre do russo Sergei Eisenstein (1898-1948) e tem uma das mais famosas cenas da história do cinema, a do massacre da população da cidade de Odessa numa escadaria.

 
https://www.youtube.com/watch?v=3i9FkLOac9s
Clique na imagem para assistir o filme


2 - PEARL HARBOR

O filme relata a história de dois amigos, Rafe e Danny, que acabam envolvidos com a Segunda Guerra Mundial. Rafe alista-se na força americana para lutar na Segunda Guerra, na Inglaterra. Enquanto isso, Danny vira piloto da Força Aérea Americana, mas fica no país. Todos pensam que Rafe morreu em uma batalha que ocorreu contra a Alemanha e isso gera diversos equívocos. Todos os eventos servem como pano de fundo para falar sobre o ataque do Japão contra a base de Pearl Harbor.







3 - HOTEL RUANDA (2004)

Em 1994 um conflito político em Ruanda levou à morte de quase um milhão de pessoas em apenas cem dias. Sem apoio dos demais países, os ruandenses tiveram que buscar saídas em seu próprio cotidiano para sobreviver. Uma delas foi oferecida por Paul Rusesabagina (Don Cheadle), que era gerente do hotel Milles Collines, localizado na capital do país. Contando apenas com sua coragem, Paul abrigou no hotel mais de 1200 pessoas durante o conflito.






4 -  EM NOME DO PAI

Em 1974, um atentado a bomba produzido pelo IRA (Exército Republicano Irlandês) mata cinco pessoas num pub de Guilford, arredores de Londres. O filme conta a história real do jovem rebelde irlandês Gerry Conlon, que junto de três amigos, é injustamente preso e condenado pelo crime. Giuseppe Conlon, pai de Gerry, tenta ajudá-lo e também é condenado, mas pede ajuda à advogada Gareth Peirce, que investiga as irregularidades do caso.


5 - AMÉM (2002)
Kurt Gerstein (Ulrich Tukur) é um oficial do Terceiro Reich que trabalhou na elaboração do Zyklon B, gás mortífero originalmente desenvolvido para a matança de animais mas usado para exterminar milhares de judeus durante a 2ª Guerra Mundial. Gerstein se revolta com o que testemunha e tenta informar os aliados sobre as atrocidades nos campos de concentração. Católico, busca chamar a atenção do Vaticano, mas suas denúncias são ignoradas pelo alto clero. Apenas um jovem jesuíta lhe dá ouvidos e o ajuda a organizar uma campanha para que o Papa (Marcel Iures) quebre o silêncio e se manifeste contra as violências ocorridas em nome de uma suposta supremacia racial.


6 - O ÚLTIMO REI DA ESCÓCIA (2006)

O filme mostra os acontecimentos reais na Uganda durante os anos 70, quando o ditador Idi Amin (Forest Whitaker, ganhador do Globo de Ouro e indicado ao Oscar por este papel) exercia seu poder. A história é narrada por meio do ponto de vista de seu médico pessoal.


7 - A QUEDA - AS ÚLTIMAS HORAS DE HITLER (204)
Traudl Junge (Alexandra Maria Lara) trabalhava como secretária de Adolf Hitler (Bruno Ganz) durante a 2ª Guerra Mundial. Ela narra os últimos dias do líder alemão, que estava confinado em um quarto de segurança máxima.




8 - SUNSHINE - O DESPERTAR DE UM SÉCULO
O filme conta a história de três gerações dos Sonnenscheins, uma família húngaro-judia que tem início na Hungria, na época em que esta era governada pelo Império Austro-Húngaro, trocou de nome para Sors quando o país foi invadido pelos nazistas, durante a 2ª Guerra Mundial, e ainda encarou o legado comunista da Hungria pós-guerra.





9 - PERSÉPOLIS

Marjane Satrapi (Gabrielle Lopes) é uma garota iraniana de 8 anos, que sonha em se tornar uma profetisa para poder salvar o mundo. Querida pelos pais e adorada pela avó, Marjane acompanha os acontecimentos que levam à queda do xá em seu país, juntamente com seu regime brutal. Tem início a nova República Islâmica, que controla como as pessoas devem se vestir e agir. Isto faz com que Marjane seja obrigada a usar véu, o que a incentiva a se tornar uma revolucionária.


http://www.youtube.com/watch?v=OuGwQVyi5-E
Clique na imagem para ver o filme

10 - O DIÁRIO DE ANNE FRANK

História real de Anne Frank, uma garota judia de 13 anos que ficou escondida com a família durante a ocupação nazista da Holanda. A partir de seu diário, acompanhamos a coragem de uma família e de um povo diante da barbárie do Holocausto.



segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Filmes para conhecer criticamente a História - Parte 4

Filmes sobre o Brasil República.


PRIMEIRA REPÚBLICA


1 - LAMPIÃO, O REI DO CANGAÇO

O filme gira em torno da figura de Virgolino Ferreira da Silva (1989-1938), conhecido como Lampião, popular personagem da história brasileira.






2 - CANUDOS


O filme A Guerra de Canudos narra um episódio triste na história do Brasil que aconteceu no sertão da Bahia, entre 1866- 1897. Esse conflito envolveu a população sertaneja do interior do Nordeste. Neste local surgiu um líder religioso chamado Antônio Vicente Mendes Maciel, o “Conselheiro”, apelido que recebeu de seus seguidores.





3 - ETERNAMENTE PAGU


Eternamente Pagu mostra a trajetória de luta, talento e insatisfação dessa mulher visionária, indignada com os abusos do governo de Getúlio Vargas, com a exploração do proletariado e com a hipocrisia da burguesia brasileira. O filme, apesar de mostrar o talento literário de Pagu (Carla Camurati), e de ser permeado com seus versos e frases junto à trilha sonora, destaca mais a sua militância política – a participação em comícios e greves; o sofrimento durante as prisões e as viagens pelo mundo.
 
 



4 - O VELHO: A HISTÓRIA DE LUIS CARLOS PRESTES


A partir de depoimentos de testemunhas da história, imagens de época e com uma narração informal, entremeados por pequenos respiros poéticos, o documentário conta a história do líder de esquerda Luiz Carlos Prestes (1898-1990). De líder tenentista a secretário-geral do Partido Comunista Brasileiro (PCB), o “Cavaleiro da Esperança” foi um dos personagens mais emblemáticos da história do Brasil no século 20.
 
 




ERA VARGAS


OLGA


Olga Benário é uma militante comunista desde jovem, que é perseguida pela polícia e foge para Moscou. Em Moscou, Olga faz treinamento militar. Lá ela é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes ao Brasil para liderar a Intentona Comunista de 1935, se apaixonando por ele na viagem. Com o fracasso da revolução, Olga é presa com Prestes. Grávida de 7 meses, é deportada pelo governo Vargas para a Alemanha nazista e tem sua filha Anita Leocádia na prisão. Afastada da filha, Olga é então enviada para o campo de concentração de Ravensbruck.



 
 
 
 
 
DITADURA MILITAR
 
1 - O ANO EM QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIAS
 
 
Em 1970, Mauro é um garoto de doze anos, que adora futebol e jogo de botão. Um dia, sua vida muda completamente, já que seus pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo aparente para ele. Na verdade, os pais de Mauro foram obrigados a fugir por serem militantes da esquerda, os quais eram perseguidos pela ditadura militar, e por essa razão decidiram deixá-lo com o avô paterno. Porém, o avô falece no mesmo dia que Mauro chega em São Paulo, o que faz com que Mauro tenha que ficar com Shlomo, um velho judeu solitário que é seu vizinho. Enquanto aguarda um telefonema dos pais, Mauro precisa lidar com sua nova realidade, que tem momentos de tristeza pela situação em que vive e também de alegria, ao acompanhar o desempenho da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1970.
 
 
 

 
 
 
2 - O QUE É ISSO, COMPANHEIRO?
 
 
Em 1964, um golpe militar derruba o governo democrático brasileiro e, após alguns anos de manifestações políticas, é promulgado em dezembro de 1968 o Ato Institucional nº 5, que nada mais era que o golpe dentro do golpe, pois acabava com a liberdade de imprensa e os direitos civis. Neste período vários estudantes abraçam a luta armada, entrando na clandestinidade, e em 1969 militantes do MR-8 elaboram um plano para sequestrar o embaixador dos Estados Unidos (Alan Arkin) para trocá-lo por prisioneiros políticos, que eram torturados nos porões da ditadura.
 
 
 

 
 
 
 
3 - ZUZU ANGEL
 
 
O filme conta a história da estilista Zuzu Angel que teve seu filho torturado e assassinado pela ditadura militar. Ela também foi morta em um acidente de carro forjado pelos militantes do exército ditatorial em 1976.
 
 

 
 
 

Filmes para conhecer criticamente a História - Parte 3

Filmes sobre o Brasil Império.
 
 
1 - INDEPENDÊNCIA OU MORTE  (1972)
 
Tendo como ponto de partida o dia da abdicação de D. Pedro I (Tarcísio Meira), é traçado um perfil do monarca desde quando ainda menino veio da Europa, enquanto sua família fugia das tropas napoleônicas, até sua ascensão à Príncipe Regente, quando D. João VI (Manoel da Nóbrega) retorna para Portugal. Em pouco tempo a situação política torna-se insustentável e o regente proclama a independência, mas seu envolvimento extraconjugal com a futura Marquesa de Santos (Glória Menezes) provoca oposição em diversos setores, gerando um inevitável desgaste político.
 
 
 
 
 
2 - ANAHY DE LAS MISSIONES (1997)
 
Anahy de Las Missiones é a saga de uma mulher e seus filhos lutando pela sobrevivência durante a Revolução Farroupilha. Juntos, arrastando um velho carroção, enfrentam a guerra, a morte e o medo. Mãe-Coragem, Anahy só tem um objetivo: manter sua família unida a qualquer custo. Para sobreviver, perambulando pelo Rio Grande recolhendo os pertences dos combatentes mortos e negociando-os com os soldados de ambas as facções. Evitando comprometer-se com qualquer um dos lados, acredita que assim a tragédia da guerra não irá envolvê-la. Inevitavelmente, porém o conflito se infiltrará em suas vidas e Anahy vai, sem saber, ao encontro de um obstáculo além de sua determinação.
 
 
 
3- MAUÁ, O IMPERADOR E O REI (1999)
 
 
O filme mostra a infância, o enriquecimento e a falência de Irineu Evangelista de Souza (1813-1889), o empreendedor gaúcho mais conhecido como barão de Mauá, considerado o primeiro grande empresário brasileiro, responsável por uma série de iniciativas modernizadoras para economia nacional, ao longo do século XlX. Mauá, um vanguardista em sua época, arrojado em sua luta pela industrialização do Brasil, tanto era recebido com tapete vermelho, como chutado pela porta dos fundos por D. Pedro II.
 

 
 
 
 
 

Filmes para conhecer criticamente a História - Parte 2

Continuando nossa dicas de filmes que tem como tema ou pano de fundo personagens e acontecimentos históricos, hoje iremos postar os filmes referentes a História do Brasil durante o Período Colonial.


1 - XICA DA SILVA (1976)
 


O filme focaliza a trajetória de Xica da Silva, que de escrava, tornou-se a primeira dama negra de nossa história, seduzindo o milionário contratador de diamantes João Fernandes de Oliveira.
Promovendo luxuosas festas e banquetes, e exibindo grupos de teatro europeu, que se apresentavam nas salas de sua imensa casa, Xica da Silva ficou conhecida até na corte portuguesa A ostentação atingiu aspectos surrealistas, quando João Fernandes de Oliveira satisfez o caprichoso desejo de sua amante de fazer uma viagem marítima sem sair da região, construindo um lago artificial e uma caravela manobrada por uma tripulação de dez homens.


 
 
 
 
2 - TIRADENTES (1988)
 
 
O filme mostra uma visão bem diferente da convencional, acerca dos fatos políticos que envolveram a Inconfidência Mineira e a condenação dos conjurados. Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, teria sido condenado à morte por ser o único dos revoltosos que não tinha grandes posses. Por outro lado, grande parte da elite de Ouro Preto estava envolvida no levante, inclusive o próprio visconde de Barbacena, mas a maioria não foi processada e nem sequer presa. Uma visão intrigante, porém com respaldo em muitas pesquisas recentes.
 
 
 
 
3 - QUILOMBO (1988)
 
Num engenho de Pernambuco, por volta de 1650, um grupo de escravos se rebela e ruma ao Quilombo dos Palmares, onde existe uma nação de ex-escravos fugidos que resiste ao cerco colonial, entre eles Ganga Zumba, um príncipe africano. Tempos, seu herdeiro e afilhado, Zumbi, contesta as ideias conciliatórias de Ganga Zumba e enfrenta o maior exército jamais visto na história colonial brasileira.
 
 
 
4 - A MISSÃO (1986)
 
O filme tem por base a obra de Robert Bolt sobre as missões do Sul do Brasil, destacando os conflitos que seguiram à assinatura do Tratado de Madri (1750). No século XVIII, na América do Sul, um violento mercador de escravos indígenas, arrependido pelo assassinato de seu irmão, realiza uma auto-penitência e acaba se convertendo como missionário jesuíta em Sete Povos das Missões, região da América do Sul reivindicada por portugueses e espanhóis, e que será palco das "Guerras Guaraníticas.

Filmes para conhecer criticamente a História - Parte I

Conversando com a colega Sabrina, do 8º ano, surgiu a ideia de postarmos no nosso blog algumas dicas de filmes que tenham como tema ou enredo acontecimentos ou personagens da História, tanto do Brasil como mundial.
 
A sugestão é que vocês aproveitem as férias para assisti-los e de quebra, aprender um pouco mais sobre a História.
 
É importante lembrar que as indicações feitas aqui são de obras cinematográficas, portanto, devemos levar em consideração que os fatos ou personagens apresentados não são descrições fiéis da realidade, pois estas obras expressam a visão particular do roteirista e do diretor, que se baseiam em fatos históricos. Para isso, selecionaram e interpretaram as informações que desejaram. O mesmo se dá na escolha e edição das cenas. Os sons e as imagens têm exatamente essa finalidade — criar a sensação de que estamos assistindo algo verdadeiro.

A primeira lista apresentada aqui é de filmes que tem como temática a História do Brasil no período do descobrimento e o período colonial que corresponde ao século XVI.
 
Aproveitem as dicas, preparem a pipoca e divirtam-se!
 
 
 
1 - DESMUNDO (2002)

O filme é ambientado em 1570, época em que os portugueses enviavam órfãs ao Brasil para que casassem com os colonizadores. A tentativa era minimizar o nascimento dos filhos com as índias e que os portugueses tivessem casamentos brancos e cristãos. Essas órfãs viviam em conventos e muitas delas desejavam ser religiosas. Oribela, uma dessas jovens, é obrigada a casar com Francisco de Albuquerque.
 




2 - ANCHIETA, JOSÉ DO BRASIL (1977)

Biografia do padre jesuíta José de Anchieta.





3 - COMO ERA GOSTOSO O MEU FRANCÊS (1971)


No Brasil quinhentista, os franceses haviam invadido parte da costa do Rio de Janeiro. Em uma ilha, um pequeno grupo deles se rebela, e os integrantes são condenados à morte. Um dos franceses se atira ao mar e é tido como morto. Ele vai dar no continente e é novamente capturado pelos índios tupiniquins e pelos portugueses, que estavam munidos de canhões para combater os inimigos. Eles são atacados pelos índios tupinambás, amigo dos franceses, e os portugueses são mortos. Os nativos confundem o francês com os portugueses e o levam prisioneiro até a tribo, juntamente com os canhões. Tapiruçu, o irmão do cacique, fora morto e os tupinambás querem vingança. A tribo canibal decide matar o francês e comê-lo depois de oito luas. Eles lhe arranjam uma esposa e ele viverá com os índios durante este período. O francês ensina o manuseio do canhão aos tupinambás e aprende a usar o arco e a flecha. O filme se baseia nos relatos dos viajantes Jean de Lery (francês) e Hans Staden (alemão) que registraram a antropofagia e o embate cultural entre "a floresta e a civilização".
 
 
 
 
 
4 - CARAMURU, A INVENÇÃO DO BRASIL (2001)
 
O filme Caramuru – A invenção do Brasil, do diretor Guel Arraes, como o próprio título já demonstra, ele aborda de forma bem humorada, lúdica e sensual a chegada dos primeiros portugueses à terra que iria ser chamada de Brasil.