Há 116, encerravam-se os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna. Atletas de 14 países deram o seu melhor em competições de noves esportes olímpicos: ginástica artística, atletismo, ciclismo, esgrima, tiro, natação, levantamento de peso e luta olímpica (greco-romana). Ao final do século XIX, o barão de Coubertin teve a ideia de reinventar os Jogos Olímpicos da Antiguidade em uma nova versão que permitia a participação de atletas do mundo todo.
Após a aprovação oficial da proposta no primeiro Congresso Olímpico realizado em 1894, a escolha da cidade-sede foi unânime: quatorze séculos depois, Atenas, palco dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, receberia os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna. Estes se iniciaram em 16 de abril e terminaram em 15 de abril de 1896. Já nesta edição, foram apresentados os conceitos que se tornariam os valores do Olimpismo: respeito, amizade e excelência.
Neste ano de 2016, o Rio de Janeiro será palco da 31ª Olimpíada da Era Moderna, que reunirá cerca de 10.500 atletas, homens e mulheres, de 206 países. Durante 19 dias, esses atletas disputarão medalhas de 36 modalidades olímpicas.
Mas, estamos falando em Jogos Olímpicos Modernos e Jogos Olímpicos da Antiguidade. Por que essa diferença?
Na Era Moderna, os Jogos Olímpicos foram resgatados no fim do século XIX, como já foi dito, e evoluíram até se transformarem no grande ícono poliesportivo do planeta. Eles reúnem esportistas de vários países e são realizados de quatro em quatro anos.
Os Jogos Olímpicos tem origem na Grécia e faziam parte de um
conjunto de eventos esportivos e religiosos que aconteciam na Grécia e eram
assistidos por um público vindo de todas as cidades-estados que formavam o
mundo grego. Os jogos ocorriam de quatro em quatro anos. Na época da realização
do evento esportivo ocorria uma trégua nas guerras e conflitos. A conhecida “paz
olímpica” servia para garantir segurança para os atletas que tinham que se
deslocar de suas cidades-estado até Olímpia.
Reprodução da Cidade de Olímpia |
Os gregos antigos davam
muita importância ao corpo e as práticas esportivas surgiram como uma forma dos
jovens e soldados desenvolverem suas capacidades físicas. Para os gregos a
posse de um belo corpo físico fazia parte da busca pela perfeição, que se
completava com as qualidades intelectuais.
Os jogos eram realizados em homenagem a Zeus, o maior dos deuses gregos, e ocorriam no santuário de Olímpia. As provas se dividiam em competições de força e agilidade. Como prêmio o vencedor recebia uma coroa de folha de oliveira. Mais importante do que o prêmio material, a vitória concedia ao atleta alta honra não só para si como também para sua família e sua cidade.
A
presença das mulheres era vedada durante os jogos, tanto na plateia como nas
provas. Mas elas também tinham seu evento esportivo, os Heraia ou Jogos Heranos,
em homenagem à deusa Hera, esposa de Zeus. Os jogos consistiam em provas de corrida a pé e terminavam com sacrifícios, procissão e festas.
Hera |
Você pode saber mais
sobre as Olímpiadas na Grécia Antiga navegando no site Os jogos olímpicos na Grécia
Antiga: