João Paulo Emílio Cristóvão dos Santos Coelho Barreto foi um jornalista, tradutor e teatrólogo brasileiro. Mais conhecido como João do Rio, foi um dos mais influentes escritores do início do século XX e ocupou a cadeira nº 26 da Academia Brasileira de Letras.
Seus textos descrevem os marginalizados da sociedade carioca há mais de cem anos: prostitutas, trabalhadores do porto, tatuadores, mendigos, meninos de rua, entre outros. Foi um dos primeiros jornalistas a sair às ruas em busca de notícias. Até então, os jornais brasileiros eram constituídos por artigos e textos literários escritos por pessoas de renome na sociedade.
Em seus textos, o autor faz um inventário do que vê pelas ruas da cidade do Rio de Janeiro - uma cidade que ao se despontar como capital da nascente república, sofre profundas transformações urbanísticas e sociais.
Grande parte de suas obras estão sob domínio público, isto é, ela pode ser utilizada por qualquer pessoa. Você pode ter acesso a algumas das principais obras de João do Rio baixando os textos pela internet.
Que tal aproveitar esses dias de quarentena para conhecer mais sobre o Rio de Janeiro do início do século XX?
Boa leitura!
A alma encantadora das ruas
As religiões no Rio
Clique nas imagens e tenha acesso aos textos.