sábado, 28 de junho de 2014

Histórias de vida. Por que NÓS fazemos a História



"Porque devo estudar o que já passou? Para que guardar todas estas datas? O que estes fatos tem a ver com a minha vida?"

Estas são perguntas normalmente feitas pelos alunos, e também por alguns adultos, ao se depararem com a disciplina de História.

Com o objetivo de responder a estas e outras perguntas e ambienta-los com a disciplina, os alunos  6º ano passaram o 2º bimestre trabalhando alguns conceitos importantes para o estudo e compreensão da História. Para que serve a História, como é o trabalho do historiador e como os conceitos de tempo e memória são importantes para a compreensão do estudo desta disciplina foram alguns temas trabalhados durante as aulas.

Um aspecto muito importante da História apresentado e trabalhado durante as aulas foi que, ao contrário da ideia comum de que a disciplina história tem apenas a preocupação com o estudo do passado - entendido como a história dos nossos ancestrais,  dos grandes homens e dos grandes feitos -, a disciplina se preocupa hoje com os excluídos da história - escravos, índios, mulheres, negros, trabalhadores, etc.

E para ajudar na compreensão dos conceitos de tempo, memória e história, foi proposto aos alunos que produzissem textos e relatos sobre suas própria vida, resgatando memórias afetivas.

O resultado foi super bacana! Os alunos capricharam nos textos e na apresentação visual dos trabalhos. E além de aprofundarem melhor os conceitos estudados, a atividade foi uma oportunidade de conhecer melhor cada um deles.

Vocês podem conferir nas fotos abaixo o resultado dos trabalhos.







Parabéns a todos os alunos da turma 1602!!