segunda-feira, 21 de abril de 2014

21 de abril - Dia de Tiradentes


Bandeira de Minas Gerais


Hoje, dia 21 de abril, é comemorado o Dia de Tiradentes. A data se tornou feriado nacional ainda em 1890, com o objetivo de homenagear aquele que foi considerado um dos "heróis nacionais". Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi um dos participantes da Inconfidência Mineira, movimento liderado por colonos mineiros contra a exploração da Coroa portuguesa.
 
Este movimento faz parte de um conjunto de revoltas que aconteceram no Brasil no século XVIII, geralmente provocadas por interesses econômicos contrariados, sendo alguns destes movimentos carregados de conotações políticas. Essas revoltas foram muito influenciadas pelos ideais iluministas europeus que chegaram à América através dos filhos das elites coloniais, que ao estudarem na Europa, tinham contato com essa corrente de pensamento.
 
Tiradentes só se tornou herói nacional a partir da instauração do regime republicano no Brasil, quando sua atuação na revolta em Minas Gerais passou a ser associada aos ideais republicanos.
 
Para saber um pouco mais sobre a construção da imagem pública de Tiradentes como herói nacional e um pouco mais sobre a Inconfidência Mineira dentro do contexto das rebeliões coloniais no Brasil no século XVIII, leiam os textos indicados abaixo.
 
 
 
 
 
A construção histórica do mito Tiradentes
 
 
 
 
Inconfidentes desde sempre
 
 
 
 
Dossiê da Revista de História da Biblioteca Nacional - O negócio da Inconfidência
 
 
 
 
 
 
Inconfidência em círculos
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário