sexta-feira, 23 de outubro de 2015

6º Ano - Nossa herança romana: o latim







O latim é uma antiga língua indo-européia do ramo itálico originalmente falada no Lácio, a região do entorno de Roma. Embora o latim seja hoje uma língua morta, ou seja, uma língua que não mais possui falantes nativos, ele ainda é empregado pela Igreja Católica para fins rituais e burocráticos. Exerceu enorme influência sobre diversas línguas vivas, ao servir de fonte vocabular para a ciência, o mundo acadêmico e o direito.



O latim vulgar, nome dado ao latim no seu uso popular, é o ancestral das  línguas neolatinas (italinao, francês, espanhol, português, romeno, catalão, romanche e outros idiomas e dialetos regionais da área); muitas palavras adaptadas do latim foram adotadas por outras línguas modernas, como o  inglês. O fato de haver sido a língua de comunicação do mundo ocidental por mais de mil anos é prova de sua influência.




O latim ainda é a língua oficial da Cidade do Vaticano e do Rito Romano (maneira como se celebra a Santa Missa) da Igreja Católica. O latim clássico,  a língua literária do final da República e do início do Império Romano, ainda hoje é ensinado em muitas escolas primárias e secundárias, embora seu papel se tenha reduzido desde o início do século XX.


Para saber mais sobre o latim e as línguas latinas, clique aqui e aqui.

Observação: apesar da herança romana na nossa língua, não devemos esquecer que o português que falamos hoje no Brasil sofreu muita influência das línguas indígenas, principalmente o tupi, assim como das línguas africanas.

Para saber um pouquinho mais sobre a influência das línguas indígenas na construção do português brasileiro, leia esse texto.

E para saber um pouco mais sobre a influência das línguas africas no português, é só ler esse aqui.