domingo, 21 de setembro de 2014

6º Ano - O que era um zigurate?




A grandiosidade foi a característica marcante da arquitetura religiosa e real na antiga Mesopotâmia. As principais construções eram palácios e templos oponentes que refletiam o poder do Estado, da força militar e da autoridade religiosa.

Movido pela fé e pela coerção  e sob o regime de servidão coletiva, a maioria dos camponeses era obrigada a trabalhar nessas grandes construções e obras públicas, além de entregar parte da sua produção ao palácio e aos templos.

Um exemplo de construção mesopotâmica é o zigurate, torre onde ficava o templo religioso. Como a religião dos povos da Mesopotâmia era politeísta e cada templo era dedicado a um único deus, havia vários zigurates nas cidades.  

Conheça um pouco mais sobre essas construções! Clique nas imagens abaixo e tenha acesso a informações sobre alguns zigurates que foram construídos em algumas cidades mesopotâmicas.


ZIGURATE DE UR




ZIGURATE DE AKARKUF



ZIGURATE DE MARDUK ou TORRE DE BABEL




Dica de vídeo: Dom João no Brasil



Após nossa indicação para que vocês conheçam o livro que narra o período em que D. João e a corte portuguesa estiveram no Brasil, segue uma outra dica para quem quer "ver" o livro: a série D. João no Brasil que foi produzido pelo Canal Futura.


Na série de 12 programas, os desenhos originais do livro ganharam vida com movimento de câmera, recursos de videografismo, trilha sonora e dublagem - que inclui o sotaque lusitano. 
Os episódio não chegam a ser um desenho animado em seu formato mais tradicional, mas fazem uma boa transposição do livro para a TV.


Então, se você tentou pegar o livro na Sala de Leitura e não conseguiu, esta é mais uma oportunidade de conhecer esse importante acontecimento da nossa história.

Clique nos vídeos abaixo e tenha acesso aos episódios.


Episódio 1 - Nos tempos de Bonaparte




Episódio 2 - Ir ou não ir, eis a questão!




Episódio 3 - Homens ao mar!




Episódio 4 - Venha cá, meu rei!




Episódio 5 - Olha a corte aí, gente!




Episódio 6 - Uma corte brasileira com certeza!




Episódio 7 - Um jardim, uma igreja e muitos títulos, ora pois!




Episódio 8- A colônia que virou metrópole




Episódio 9 - Pintando os Brasis




Episódio 10 - Casamento arranjado, sonho frustrado




Episódio 11 - Sem perder a majestade



Episódio 12 - Adeusinho