quarta-feira, 24 de abril de 2013

Exposição "A Química na história do universo, da terra e do corpo"



O Museu de Astronomia, localizado no bairro de São Cristóvão, é uma instituição voltada para as pesquisas científicas e preservação da memória da ciência no Brasil. O museu se destaca também pelas suas atividades de popularização da ciência para o grande público, em especial os grupos escolares.

     
Uma das exposições atualmente no museu é a mostra "A Química na história do universo, da terra e do corpo", onde o público conhece a Química como agente da origem e da evolução do universo, enquanto elemento de transformação dos produtos da terra e como a ciência que permite à biologia manipular as estruturas do ser vivo.

A exposição é GRATUITA  e fica aberta à visitação nos seguintes dias e horários:
 
Terça, quinta e sexta - das 9h às 17h;
Quarta - das 9h às 20h;
Sábado das 14h às 20h;
Domingo e feriado das 14h às 18h.
 
O Museu de Astronomia fica na Rua General Bruce, 586, São Cristóvão, Rio de Janeiro.
 
Para maiores informações, consulte o site: http://www.mast.br/

7º Ano - O Império Carolíngio

Esta dica vai para o pessoal do 7º ano e procura atender as exigências da seguinte habilidade do Itinerário Formativo da disciplina de História:
 
  • Relacionar invasões germânicas e crise do Império romano do Ocidente
O vídeo abaixo faz parte de uma séria chamada Grandes Civilizações. Ele é mais uma ferramenta para te ajudar a compreender  a importância dos francos entre os povos germânicos e também a caracterizar o Império Carolíngio.
 
PARTE 1
 

 
 
  
PARTE 2
 
 
 
Professora ntora Patrícia

terça-feira, 23 de abril de 2013

História da África - 9º ano

Indicação especial para os alunos do 9º ano.
 
É imprescindível conhecer cada vez mais sobre a África, suas histórias e suas influências, aspectos sobre povos e culturas africanas, suas relações com a formação do Brasil e a problematização a respeito de relações étnicas.

Abaixo, um curioso e importante documento em vídeo para aprofundar o saber sobre a África.
 


 



 

23 de Abril: Dia Mundial do Livro

Nesta terça-feira (23) é comemorado, internacionalmente, o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais. A data foi instituída há 17 anos pela Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura – Unesco. A escolha da data se justifica por representar o aniversário de morte de dois destaques da literatura universal: William Shakespeare e Miguel de Cervantes.
 
Aqui no Brasil, existe uma outra data nacional em homenagem ao livro, dia 29 de outubro. A data faz referência à fundação da Biblioteca Nacional, que fica no Rio de Janeiro.
 
Vocês já pararam para pensar sobre a importância da leitura nas nossas vidas? Vocês gostam de ler? Deem uma olhada nessas dicas:
 
 
 
 
Para comemorar essa data, gostaria de compartilhar com vocês algumas das minhas experiências de leitura, indicando dois livros que li quando tinha a mesma idade que vocês e que me marcaram muito.
 
A primeira dica é o livro A bolsa amarela, da escritora Lygia Bojunga. Lembro de ter lido este livro quando estava no 3º ano do Ensino Fundamental. Ele conta a história de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes desejos - que ela guarda escondidos dentro de uma bolsa amarela - a vontade de crescer, de ser um menino e ser escritora.


Se quiserem saber mais sobre a autora e outros livros escritos por ela, basta visitar o site:
  
Outro livro que nunca mais esqueci foi  Éramos Seis, da escritora Maria José Dupré. O livro conta a história de Dona Lola e sua família, formada por seu marido Júlio e quatro filhos: Carlos, Alfredo, Julinho e Maria Isabel. A vida de Dona Lola é narrada desde a infância das crianças, passando pela chegada dos filhos à fase adulta e de Dona Lola à velhice.
 
Foi um dos livros mais emocionantes que li. Confesso que chorei horrores com a história da Dona Lola!

 


E vocês, tem algum livro especial que gostariam de compartilhar com os colegas? O espaço está aberto para registrarem impressões sobre aquele livro que vocês acham que os colegas não podem deixar de ler !!
 
Professora Mentora Patrícia



 
 

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Time Antuak

 
Leão Antuak.
Fonte: http://blogs.band.com.br/animal/2011/09/08/final-feliz-leao-simba-ja-esta-em-seu-novo-lar-e-tem-novo-nome/
 
 
Se você leu o post anterior e visitou o site do GENTE, já viu que nossa escola não possui salas de aula nem turmas formadas por séries. Os educandos do GENTE são organizados em times de 18 alunos de diferentes séries, que por sua vez, estão divididos em famílias de 6 educandos.
 
No início do ano letivo, os educandos de cada time se organizaram e escolheram os nomes de seus times. ANTUAK foi o nome escolhido pelo nosso time. Mas como surgiu essa escolha e como os educandos decidiram por ela?
 
Após alguns minutos de debates e diversas sugestões de nome, o educando José Paulo sugeriu: "E se o nome do nosso time  fosse Antuak?" O primeiro momento foi de estranhamento, mas logo um colega perguntou o que o nome significava e porque ele o havia sugerido. Então, veio a explicação:
 
ANTUAK significa "energia transformadora", "transformação". José Paulo lembrou-se de uma história que ele tinha visto na televisão sobre um leão chamado Simba, que vivia em um zoológico desativado em Ivinhema, MS. Simba vivia sozinho e deprimido desde que perdeu sua companheira, em 2006.
 
Após uma intensa mobilização nas redes sociais e na mídia, que passou a dar destaque à situação do animal, Simba foi transferido para o zoológico de Cotia, em São Paulo. Como forma de criar uma nova e melhor identidade e história para sua vida, Simba recebeu o nome de ANTUAK.
 
Os colegas acharam a história sensacional e foi proposto então, que eles pensassem de que forma esse nome e seu significado poderia fazer sentido e realmente expressar a identidade do time. Os educandos levantaram a questão das mudanças que eles estavam vivendo na nova escola, completamente diferente de tudo que eles estavam acostumados, que terminava por exigir que eles repensassem a forma como aprendiam antes e como eles vão aprender.
 
Também levantaram a questão de como eles se veem hoje, como alunos e como pessoa, e como eles se veem no final do ano letivo a partir das experiências que estavam vivendo na nova escola. Serão as mesmas pessoas? O que achavam que iria mudar? Como se veem daqui a alguns anos quando estiverem em outra escola?
 
Depois de debatidas essas questões, a escolha do nome do time foi confirmada pelos educandos.
 
O time ANTUAK é formado pelos seguintes educandos:
 
 
Júlia Andrade
 
 
 
Rebeca Gomes
 
 
Eduardo Paiva
 
 
Pâmela Ferreira
 
 
Bryan Barbosa
 
 
Nayara Almeida
 
José Paulo
 
 
Romulo Barcelos
 
 
Calebe Sutero
 
 
                                     Gabriel Henrique
 
E mais...
 
Ana Júlia
Francisco Matheus
Irineu Júnior
Igor Carvalho
Rafaela Martins
Sabrina Rodrigues
 
 

O que é o GENTE?

 
 
GENTE significa Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais. É a concepção de um novo modelo de escola que se apropria integralmente de novas tecnologias educacionais e coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem.
 
Ele integra o programa Ginásio Carioca, implantado pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro em 2011, e o projeto Escolas do Amanhã, criado em 2009 pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. 

O GENTE está localizado na Rocinha, Rio de Janeiro, e atende alunos do 7º ao 9º do Ensino Fundamental.
 



 
 
Quer conhecer o GENTE? Visite o site. É só clicar aqui.

domingo, 21 de abril de 2013

Bem vindos ao nosso blog!

Este blog é o espaço de complementação do Itinerário Formativo do Time Antuak, formado pelos educandos do GENTE - Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais, localizado na Rocinha, Rio de Janeiro. 
 
Aqui serão postados materiais extras como textos, vídeos, imagens e outras ferramentas de apoio sugeridos pela professora Mentora e pelos educandos. Também será o espaço de publicação das produções dos educandos durante seu processo de aprendizagem das diversas habilidades desenvolvidas durante o ano letivo. Além disso, estaremos sempre que possível, compartilhando dicas de leituras, filmes e eventos culturais.

Participem enviando comentários e sugestões!

Um abraço,
Professora Mentora Patrícia e educandos do Time Antuak