Nesta terça-feira (23) é comemorado, internacionalmente, o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais. A data foi instituída há 17 anos pela Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura – Unesco. A escolha da data se justifica por representar o aniversário de morte de dois destaques da literatura universal: William Shakespeare e Miguel de Cervantes.
Aqui no Brasil, existe uma outra data nacional em homenagem ao livro, dia 29 de outubro. A data faz referência à fundação da Biblioteca Nacional, que fica no Rio de Janeiro.
Vocês já pararam para pensar sobre a importância da leitura nas nossas vidas? Vocês gostam de ler? Deem uma olhada nessas dicas:
Para comemorar essa data, gostaria de compartilhar com vocês algumas das minhas experiências de leitura, indicando dois livros que li quando tinha a mesma idade que vocês e que me marcaram muito.
A primeira dica é o livro A bolsa amarela, da escritora Lygia Bojunga. Lembro de ter lido este livro quando estava no 3º ano do Ensino Fundamental. Ele conta a história de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes desejos - que ela guarda escondidos dentro de uma bolsa amarela - a vontade de crescer, de ser um menino e ser escritora.
Se quiserem saber mais sobre a autora e outros livros escritos por ela, basta visitar o site:
Outro livro que nunca mais esqueci foi Éramos Seis, da escritora Maria José Dupré. O livro conta a história de Dona Lola e sua família, formada por seu marido Júlio e quatro filhos: Carlos, Alfredo, Julinho e Maria Isabel. A vida de Dona Lola é narrada desde a infância das crianças, passando pela chegada dos filhos à fase adulta e de Dona Lola à velhice.
Foi um dos livros mais emocionantes que li. Confesso que chorei horrores com a história da Dona Lola!
Nenhum comentário:
Postar um comentário