Durante a Idade Média, todo o conhecimento e cultura da Europa cristã estavam guardados nos mosteiros. Os monges passavam os dias fazendo cópias dos antigos textos gregos e romanos e também os Evangelhos.
Os textos eram ilustrados com iluminuras, um tipo de pintura decorativa que recebiam folhas de ouro que "iluminavam" as imagens.
As letras iniciais dos parágrafos ou do capítulo - chamadas de letra capitular - eram maiores que as letras do restante do texto e eram decoradas com arabescos, flores ou imagens em miniatura.
Na Idade Média os livros que mais utilizaram iluminuras foram a Bíblia (ou fragmentos de algumas de suas partes), os saltérios (livros de coro ou de devoção com salmos), ou os Livros das horas, que eram livros de devoções para distintas “horas”, relacionadas com a vida de Cristo ou da Virgem Maria, e as atividades ligadas aos mortos ou de orações a santos.
Veja no vídeo abaixo como era o processo de produção de um livro na Idade Média.
O nome bárbaro foi dado por gregos e romanos aos povos que viviam no norte, oeste e centro da Europa. O termo era usado para descrever culturas que eles julgavam primitivas, não partilhavam a cultura, língua e cultura romana.
Principais povos bárbaros
1. Alanos: originários do nordeste do Cáucaso. Entraram no Império Romano entre os séculos IV e V. Ocuparam a região da Hispânia e o norte da África.
2. Anglos e saxões: originários do norte da atual Alemanha e leste da Holanda. Penetraram e colonizaram as Ilhas Britânicas no século V.
3. Francos: estabeleceram-se na região da atual França e fundaram o Reino Franco.
4. Lombardos: invadiram a região norte da Península Itálica.
5. Burgúndios: estabeleceram-se no sudoeste da França.
6. Visigodos: instalaram-se na região da Gália, Itália e Península Ibérica.
7. Suevos: invadiram e habitaram a Península Ibérica.
8. Vândalos: estabeleceram-se no norte da África e na Península Ibérica.
9. Ostrogodos: invadiram a região da atual Itália.
10. Hunos: não eram germânicos, mas sim de origem asiática. Foram os mais violentos e ávidos por guerras e pilhagens. O principal líder desse povo foi Átila.
As invasões bárbaras
A partir do século IV, a convivência pacífica entre romanos e bárbaros foi interrompida com as invasões bárbaras, que destruíram a unidade do Império Romano do Ocidente. A maior parte destes povos criou reinos independentes no território romano, entre os séculos V e VI. No entanto, dentre estes, o reino dos francos se destacou.
Reinos Bárbaros formados após a invasão do Império Romano
Nos vídeos abaixo você poderá conhecer a história e cultura de alguns desses povos bárbaros.
Mais um ano letivo se inicia e contamos novamente com a sua presença. Que seja um anos de muita aprendizagem e compartilhamento de saberes para todos nós!!