sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Tesouros da Mesopotâmia: o Portal de Ishtar








Foi no reinado do rei Nabucodonosor II que a Babilônia atingiu todo o seu esplendor. Este rei governou por 42 anos o Segundo Império Babilônico. Para proteger sua cidade, a Babilônia, Nabucodonosor mandou construir grandes muralhas ao seu redor. E o Portal de Isthar era a principal porta de entrada da cidade. O portal era dedicado à deusa Ishtar, deusa do amor e da fertilidade, e foi considerado uma das mais importantes obras arquitetônicas construídas pelo rei.




O portal tinha um longo corredor decorado com azulejos azuis, cobertos por dragões e leões dourados. A extrema beleza e riqueza dos detalhes artísticos elevaram o Portal de Ishtar ao status de uma das maiores maravilhas do mundo antigo. Ele era um dos portões que constituíam a beleza arquitetônica da Babilônia. 






Assim como toda a Babilônia, o Portal de Ishtar foi coberto pela areia. No início do século XX, suas fundações e tijolos vitrificados foram descobertos por pesquisadores e foi restaurado. Hoje ele encontra-se exposto no Pergamon Museu, em Berlim, na Alemanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário