Olá, queridos alunos do 8º e 9º ano!
Feriadão já passou e mais uma semana de atividades se inicia. Espero que tenham aproveitado e que tenham voltado com todo gás para darmos continuidade às nossas atividades.
Aprender a interpretar símbolos torna-se cada dia mais importante afinal, vivemos na era da tecnologia um tempo em que as informações são constantes, e a todo momento somos bombardeados por notícias e imagens de todos cantos do mundo.
O trabalho com imagens exige um olhar apurado aos detalhes, a busca por compreender as representações ali propostas e por perceber que as imagens implicam uma série de intenções e objetivos quando são construídas, em diferentes suportes (pinturas, desenhos, propagandas, fotografias pensadas para atingirem um grande número de pessoas). Mas as imagens só se realizam quando são “olhadas”, vistas e analisadas, consumidas por alguém. Quem olha a imagem participa assim de seu processo de construção.
A proposta dessa atividade é trabalhar com um instrumento que é muito importante para os historiadores: analisar e compreender imagens, observando seus detalhes e tirando conclusões a partir delas. Além disso, as imagens apresentadas nessa tarefa servem como ponto de partida para pesquisas mais aprofundadas, contribuindo para ampliar seus conhecimentos.
Nesta tarefa, cobrimos diferentes linguagens (mapa, aquarela e fotografia) e diferentes períodos (séculos XVI, XX e XXI).
Como vocês já sabem, a atividade está disponível na PLATAFORMA TEAMS e também no link abaixo:
Boa semana de estudos!