Símbolo da monarquia absoluta francesa, o Palácio de Versalhes foi construído nos arredores de Paris por Luis XIV, o rei sol, para fugir do tumulto da capital e centralizar o poder. Obrigando os nobres a permanecerem longos períodos no palácio, Luis XIV evitava que se aproximassem da população, tornando-se o soberano absoluto. Este regime absolutista sobreviveu ao reinado de seu sucessor, Luis XV, e terminou violentamente durante o reinado de Luis XVI.
O Palácio de Versalhes foi um dos motivos da revolta da população que resultou na Revolução Francesa, em 1789. E é fácil entender porque: o luxo de Versalhes é absurdo.
As 10 mil pessoas que faziam parte da corte francesa e viviam no palácio (quase 3 mil membros da nobreza, empregados e funcionários) gastavam 6% da arrecadação de impostos francesa. Quase todo o resto era consumido por dívidas militares, sobrando muito pouco para os outros 19 milhões de franceses espalhados pelo país. Os nobres que viviam no palácio eram distraídos pela rainha Maria Antonieta com músicas, jogos e festas caríssimas que levavam o país à falência econômica. Enquanto a população passava fome, a nobreza esbanjava.
Vejam abaixo imagens do palácio por dentro.
Para quem tiver curiosidade de saber mais, duas dicas:
a) Você pode conhecer o palácio sem precisar ir à França! É só fazer o tour virtual do Google Maps. Basta clicar aqui.
b) Você pode acompanhar as etapas de construção e ampliação do palácio neste vídeo do Youtube.
Para saber mais, visite o site do Palácio: